PRO1
TENHO SINTOMAS DE COVID-19*1
- Afaste-se imediatamente de suas atividades presenciais na Universidade e adote medidas de isolamento domiciliar*2.
- Se for servidor, informe imediatamente à sua chefia imediata; se for aluno, informe ao docente responsável.
- Preencha o aplicativo EducaSaúde*6.
- Procure um serviço de saúde*7 para atendimento e testagem diagnóstica.
- Caso receba atestado médico, envie-o digitalizado, por e-mail, ao RH da sua Unidade (servidor) ou à secretaria de Graduação, Pós-Graduação, Colégio Técnico (aluno) ou COREME (residente médico).
- Aguarde o resultado do teste em isolamento domiciliar conforme a recomendação médica. Resultados de testes rápidos feitos no CECOM serão comunicados imediatamente após o procedimento. Caso seja necessário o RT-PCR, fique afastado até que o comunicado do resultado seja enviado por e-mail, tão logo seja liberado pelo laboratório.
PRO2
TENHO RESULTADO DE TESTE POSITIVO PARA COVID-19 COM OU SEM SINTOMAS
- Mantenha-se afastado de suas atividades presenciais na Universidade com medidas de isolamento domiciliar*2 pelo período de sete dias a contar do primeiro dia com sintomas ou a contar da data de coleta de material para seu teste.
- Comunique imediatamente à sua chefia imediata (servidor) ou ao docente responsável (aluno) e envie ao RH (servidor) ou à secretaria de Graduação, Pós-Graduação, Colégio Técnico (aluno) ou COREME (residente médico) seu atestado médico digitalizado, por e-mail. Se você foi atendido ou realizou teste para SARS-CoV-2 em um serviço de saúde externo à Unicamp, envie também seu resultado.
- Envie o quanto antes ao e-mail do CECOM (nvececom@unicamp.br) uma lista contendo nome completo, matrícula, e-mail de acesso frequente e telefone (pessoal) dos seus contatos próximos*3 que fazem parte da comunidade da Unicamp, para que possam ser orientados pela equipe de Vigilância Epidemiológica do CECOM.
- Você será monitorado periodicamente pela equipe de saúde do CECOM em relação ao surgimento e/ou evolução de sintomas. Fique atento às ligações telefônicas. Procure imediatamente um atendimento médico de urgência se apresentar sinais de alerta, como dificuldade de respirar, dor ou pressão persistente no peito.
- Retorne às suas atividades presenciais ao final dos sete dias de isolamento, desde que esteja SEM febre, SEM uso de medicamentos antitérmicos e SEM sintomas respiratórios (tosse, coriza, falta de ar) há pelo menos 24 horas. Atenção: mantenha as medidas adicionais de prevenção*5 até completar dez dias da data de início dos sintomas ou da data da coleta de material para exame.
- Para sintomáticos, se houver persistência dos sintomas após completar sete dias, procure o CECOM ou um serviço de saúde de sua preferência para reavaliação médica e prorrogação do seu afastamento (se necessário).
- Caso tenha realizado o exame com laudo, mas não passou por atendimento médico e necessite de atestado ou de orientações, você deverá solicitá-los ao e-mail nvececom@unicamp.br e encaminhar o laudo anexado à mensagem.
- Caso tenha realizado o Autoteste de Antígeno para covid-19, compareça ao CECOM ou a um serviço de saúde de sua preferência para atendimento médico.
PRO3
TIVE CONTATO COM ALGUÉM COM SUSPEITA DE COVID-19
- Se você teve contato próximo*3 com alguma pessoa com suspeita de covid-19*1, mantenha suas atividades presenciais respeitando de maneira rigorosa todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19*4.
- Fique atento ao surgimento de qualquer sinal ou sintoma relacionado à doença, especialmente durante os próximos 14 dias, a contar da data de seu contato com a pessoa com suspeita de covid-19.
- Caso surjam sintomas, adote o PROTOCOLO 1 (PRO 1) “TENHO SINTOMAS DE COVID-19”.
- Se você tomar conhecimento de que o resultado do teste para SARS-CoV-2 do seu contato próximo foi positivo, adote o PROTOCOLO 4 (PRO 4) “TIVE CONTATO COM ALGUÉM COM CASO CONFIRMADO DE COVID-19”.
PRO4
TIVE CONTATO*3 COM ALGUÉM COM COVID-19 CONFIRMADO
- Se você teve contato próximo*3 com algum caso confirmado de covid-19, mantenha suas atividades presenciais respeitando de maneira rigorosa todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19*4.
- Se você é contactante que foi identificado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológico do CECOM por ser contato próximo de caso positivo para covid-19 no trabalho/aula, receberá um e-mail com as orientações relacionadas às medidas sanitárias de prevenção à covid-19*4.
- Se você é contactante domiciliar (reside no mesmo local) de alguém que teve teste positivo para covid-19, preencha o aplicativo EducaSaúde*6 para receber as orientações cabíveis.
- Fique atento ao surgimento de qualquer sinal ou sintoma relacionado à doença, especialmente durante os próximos 14 dias a contar da data de seu contato com a pessoa com caso confirmado de covid-19.
- Caso surjam sintomas, adote o PROTOCOLO 1 (PRO 1) “TENHO SINTOMAS DE COVID-19”.
PRO5
TENHO TESTE COM RESULTADO “NÃO DETECTADO”, MAS CONTINUO COM SINTOMAS DE COVID-19
- Se você já passou por consulta médica, permaneça afastado de suas atividades presenciais pelo período indicado em seu atestado médico.
- Retorne às suas atividades presenciais ao final do prazo de afastamento, desde que esteja sem febre há pelo menos 24 horas sem o uso de medicamentos antitérmicos e sem sintomas respiratórios (tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar). Continue respeitando de maneira rigorosa todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19*4.
- Se após o período de afastamento indicado pelo médico, a febre ou os sintomas respiratórios persistirem, procure um serviço de saúde*7 para reavaliação médica e prorrogação do seu afastamento, caso necessário.
ÍNDICE*
*1 CASO SUSPEITO DE COVID-19
Todo indivíduo com quadro de Síndrome Gripal (SG), isto é, com quadro respiratório agudo caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos.
*2 MEDIDAS DE ISOLAMENTO DOMICILIAR
Para fins de contagem, considere o dia 0 (zero) como o seu primeiro dia de sintomas. Portanto, o dia 1 é o primeiro dia completo após o desenvolvimento dos sintomas, e assim sucessivamente.
CUIDADOS PARA O PACIENTE
- Realize com frequência a higiene das mãos, utilizando água e sabão ou álcool gel.
- Mantenha distância de, pelo menos, 1 metro, de pessoas sem sintomas.
- Utilize máscara cirúrgica na maior parte do tempo. Se estiver sem a máscara, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar, e depois limpe imediatamente as mãos.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- No quarto usado para o isolamento, mantenha as janelas abertas para circulação do ar. Mantenha a porta fechada durante todo o isolamento e limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70%.
- Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão, e limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool.
- Se for imprescindível sair do quarto, use máscara de proteção, cobrindo boca, nariz e queixo o tempo todo.
CUIDADOS PARA AS PESSOAS QUE VIVEM NO MESMO DOMICÍLIO DO PACIENTE
- Realize com frequência a higiene das mãos, utilizando água e sabão ou álcool gel.
- Mantenha distância de, pelo menos, 1 metro, do paciente.
- Use máscara cirúrgica quando estiver no mesmo ambiente que o paciente.
- Mantenha as janelas do domicílio abertas o maior tempo possível.
- O lixo produzido pelo paciente deve ser separado e descartado.
- Caso outro morador da casa passe a apresentar sintomas, deverá procurar orientação médica.
*3 DEFINIÇÃO DE CONTATO
É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado de covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até os dez dias após a data de início dos sinais ou sintomas (caso confirmado em sintomático) ou após a data da coleta do exame (caso confirmado em assintomático), em uma ou mais das seguintes situações:
- Esteve a menos de 1 metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, de paciente com caso confirmado, sem que ambos tenham utilizado máscara facial ou o tenham feito de forma incorreta.
- Teve contato físico direto (aperto de mãos ou abraço, por exemplo) com paciente com caso confirmado.
- É contato domiciliar ou residente quando uma pessoa saudável mora na mesma casa de uma pessoa com caso confirmado.
*4 MEDIDAS SANITÁRIAS DE PREVENÇÃO À COVID-19
- USO DE MÁSCARA – As máscaras devem ser usadas por pessoas saudáveis, para sua proteção, quando houver recomendação e por pessoas infectadas, para prevenir transmissão. O uso de máscaras deve ser feito, no entanto, de maneira complementar a outras medidas individuais e comunitárias, como higienização das mãos e distanciamento social.
- MÁSCARAS DO TIPO RESPIRADORES (padrão N95, PFF2 ou PFF3, ou equivalente): recomendado para trabalhadores de saúde, em locais de assistência a pacientes com covid-19 e durante procedimentos geradores de aerossol; recomendado também para as demais atividades que exigem o uso de máscaras como EPIs.
- MÁSCARAS CIRÚRGICAS (TRÊS CAMADAS): Conforme Resolução GR-036/2022, de 16/09/2022 está facultado o uso de máscara nas dependências da Unicamp, com exceção das áreas de saúde. Também é facultativo, mas fortemente recomendado, o uso de máscara nos seguintes casos: 1) pessoas com mais de 60 (sessenta anos); 2) mulheres grávidas; 3) pessoas com comorbidades; 4) pessoas com sintomas respiratórios.
- MÁSCARA DE TECIDO: Esse tipo de máscara não é recomendado.
ATENÇÃO! A eficácia de qualquer tipo de máscara depende do seu uso correto, com adaptação ao contorno do rosto, a fim de impedir fuga aérea. Quando for necessário retirá-la (por exemplo, ao se alimentar), faça-o durante o menor tempo possível.
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS – É uma medida muito efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória, como covid-19, resfriado comum, gripe e pneumonia. Higienize suas mãos com frequência, utilizando água e sabão ou álcool gel.
- ETIQUETA RESPIRATÓRIA – Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos, como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos.
- Higienize com frequência o aparelho celular. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Evite aglomerações, principalmente em espaços fechados, e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- VACINAÇÃO – esteja sempre com seu esquema vacinal contra a covid-19 atualizado, isto é, tome todas as doses de vacina dentro dos prazos indicados. Para eventuais atualizações das orientações sobre vacinação, consulte a página: https://www.cecom.unicamp.br/informacoes-vacinacao-contra-a-covid-19/
*5 MEDIDAS ADICIONAIS DE PREVENÇÃO
São medidas que devem ser adotadas por pessoas com teste positivo para covid-19, no caso de seu período de isolamento ser inferior a dez dias, até que se complete esse prazo:
- Continue usando máscara bem ajustada ao rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95.
- Evite contato com pessoas imunocomprometidas ou que apresentem fatores de risco para agravamento da covid-19; evite também locais com aglomeração de pessoas.
- Não frequente locais onde a máscara não possa ser usada durante todo o tempo, como restaurantes e bares; evite comer próximo a outras pessoas.
- Não viaje.
*6 APLICATIVO EDUCASAÚDE
*7 SERVIÇOS DE SAÚDE DE REFERÊNCIA
- Campinas: CECOM do Campus Barão Geraldo
- Limeira: CECOM de Campinas, Hospital Humanitária e Santa Casa de Limeira, ou qualquer outra Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
- Piracicaba: CECOM de Campinas ou UPA 24h-Unidade Piracicamirim.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Nota Técnica “Condução de Casos Suspeitos ou Confirmados de Covid-19 em alunos de Instituições de Ensino, considerando contexto epidemiológico de Campinas”. Prefeitura Municipal De Campinas 10 De Agosto De 2022 Nt 08/2022
2. Nota Técnica “Afastamento Laboral para todos os trabalhadores sintomáticos respiratórios dos Serviços Públicos e Privados do Município De Campinas”. Prefeitura Municipal de Campinas 11 De Julho De 2022 Nt 08/2022.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 – covid-19. Brasília, v.4 12/01/2022 (atualizado em 20/05/2022).