Vias bloqueadas e protestos na RMC

Local de Publicação
Tododia
Data de Publicação
Resumo

Professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Eduardo Fagnani vê possíveis reflexos em direitos dos trabalhadores. "(Precisar de) 65 anos de idade e 25 anos de contribuição para aposentadoria parcial é um escracho. Não levam em conta a realidade do mercado de trabalho e sociodemográfica. Mais de 45% dos empregos são informais, não contribuem com a previdência (...) A hipocrisia dos ricos brasileiros é que tem que se investir em educação. Mas com essa reforma o jovem tem que entrar no mercado de trabalho com 16 anos para se aposentar aos 65 anos. Como ele consegue estudar? (...) Em várias cidades, teríamos uma situação em que o tempo para se aposentar é maior do que a expectativa de vida", criticou.