Dilma diz que empresas deixaram de investir para aumentar lucro, mas é impossível provar

Local de Publicação
Agência Pública
Data de Publicação
Resumo

Os números devem ser analisados com cautela, segundo Francisco Luiz Lopreato, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Não é normal o investimento cair como nesse triênio 2014-2016, mas você não consegue explicar isso por um efeito de desonerações que atingiram 0,5% do PIB”, explica. “Elas foram uma questão, apenas, em meio a um turbilhão, a partir de 2013, que provocou o quadro que estamos vivendo até hoje. As desonerações fazem parte da explicação, mas não justificam as variações no investimento. É privilegiar demais um fator que, isoladamente, não tem o efeito tão importante.”