Encontrados os genes responsáveis pela produção de açúcar na cana

Local de Publicação
Revista RPA News
Data de Publicação
Resumo

É uma estratégia cara, demanda grande quantidade de mão de obra e, até o momento, ainda não deu os resultados esperados. Mas há um outro método, mais econômico, para sequenciar o genoma da cana. Tal estratégia não busca sequenciar o genoma completo da cana, mas identificar aqueles genes específicos cuja função está ligada aos aspectos do desenvolvimento da planta que se deseja selecionar. "Eu não preciso conhecer o genoma completo da cana-de-açúcar para, por exemplo, tentar identificar os genes responsáveis pela produção de açúcar na planta," afirma a geneticista de plantas Anete Pereira de Souza, líder do Laboratório de Análise Genética Molecular no Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).