O Grupo Gestor Unicamp Sustentável promove a Oficina de Cartografia Social do território do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) no campus Campinas no dia 11 de abril, às 14h30, na Sala multiuso, localizada no prédio da Administração do IFCH, piso térreo.
Esta oficina faz parte da proposta de incorporar o vetor sustentabilidade nos campi da Unicamp até 2020 como definido pelo Planes 2016-2020. O GT de Coordenadores das Câmaras Técnicas do GGUS definiu esta atividade para construir um diagnóstico participativo dos territórios dos diversos órgãos no campus Zeferino Vaz. A Câmara Técnica de Ambiente Urbano está coordenando as oficinas em conjunto com o Fluxus, laboratório da Faculdade de Engenharia Civil.
A Cartografia Social é um processo de espacializar a relação existente entre o território e as comunidades locais, utilizando a linguagem dos mapas. Este mapeamento será elaborado com o auxílio do GreenMap, uma ferramenta com simbologia universal que promove a participação inclusiva no desenvolvimento sustentável. A organização do Sistema GreenMap, baseada em Nova Iorque desde 1995, já agregou 845 cidades e alguns campi em 65 países em sua base de dados. O resultado das Oficinas de Cartografia Social realizadas nos campi da Unicamp também será incluído na plataforma de dados da organização.
Todos que vivem e convivem o cotidiano do território em questão, o IFCH, podem participar, opinar e ajudar na elaboração dos mapas.