O CIS-Guanabara realiza nos próximos dias 9 e 16 de novembro, das 14h00 às 16h00, a Oficina de Bordado Livre. A atividade será dividida em dois módulos que incluem teoria que aborda dentre outros aspectos uma breve história do bordado, e prática, momento em que os alunos aprenderão técnicas para o domínio de diferentes produções de pontos. Coordenada pela artista plástica Maria Aparecida Vaz Bueno, a oficina integra o projeto Artes Manuais.
As aulas serão ministradas por Adageisa Rodrigues e Luciane Gardesani, designers com 30 anos de experiência na área do designer gráfico, ilustração e computação gráfica para mídia impressa e digital. Bordadeiras desde a infância, autoras do livro Café com Bordado, juntamente com Tereza Barreto, as professoras assinam a criação da marca Borabordá que visa difundir a arte do bordado livre através das mídias sociais e em oficinas presenciais capacitando os interessados para a prática do bordado para fins de complemento da renda familiar ou de expressão artística. A oficina contará ainda com a presença de Hebe Gardesani, professora de bordado, crochê e tricô e instrutora nas Oficinas de Bordado da Unicamp.
Destinada à introdução do Bordado Livre e seus principais pontos, o oficina será dividida em dois módulos:
Módulo I: breve história do bordado, apresentação de diversos materiais, transferência de risco, o uso do bastidor, definição de paleta de cores. Pontos do módulo I: ponto alinhavo, ponto atrás, ponto haste, ponto caseado, ponto corrente, ponto cheio.
Módulo II: Ponto matiz, ponto rococó, ponto nó francês, ponto peixe e ponto folha.
Serviço
Evento: Oficina de Bordado Livre
Público alvo: Integrantes das oficinas do Projeto Artes Manuais
Datas: 9 e 16 de novembro
Horário: das 14h00 às 16h00
Local: CIS-Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo. Telefone: 3231-6369 - Estacionamento gratuito no local
Vagas limitadas