No mês em que o país integra em seu calendário o Dia da Consciência Negra, o CIS-Guanabara promove no dia 24 de novembro a Oficina de Confecção de Boneca Abayomi, artesanato que simboliza resistência e poder feminino. A oficina será realizada das 9h00 às 11h00, na Sala Multiuso II, no CIS-Guanabara. As inscrições ainda podem ser feitas.
Durante a realização da oficina, os participantes ouvirão histórias que falam sobre a origem dessa arte. Segundo as professoras Helenice Vitorino e Marluce Reis, coordenadoras dessa oficina, a boneca tem origem nos navios negreiros que transportavam escravos da África para o Brasil. Lembram que as mães rasgavam retalhos de suas saias e turbantes e criavam bonequinhas, feitas de tranças ou nós, como forma de entretenimento para as crianças, além de ver nesse artesanato amuleto de proteção. Abayomi é uma boneca artesanal sem nenhuma costura, apenas com nós e tranças, não possui demarcação de olho, nariz ou boca. “Na verdade, trata-se de uma maneira de não distinguir as diferentes etnias africanas”, explicam as coordenadoras.
Serviço
Evento: Oficina de Confecção de Boneca Abayomi
Público alvo: Público em geral (crianças a partir de 8 anos)
Data: 24 de novembro
Horário: das 09h00 às 11h00
Local: Sala Multiuso II - CIS-Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo. Telefone: 3231-6369 - Estacionamento gratuito no local
Vagas limitadas
Inscrições: www.cisguanabara.unicamp.br