No período dos dias 2 a 4 de maio, a Unicamp recebe o XIV Encontro Nacional de História Oral. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira em História Oral em parceria com a universidade. Organizado em torno do tema História Oral e a expansão do registro audiovisual, o Encontro propõe uma reflexão sobre o fazer historiográfico na conjuntura contemporânea onde a comunicação se faz, cada vez mais, mediada pela imagem.
Inserida nesses “novos” tempos, a história oral passou a produzir, sobretudo, registros audiovisuais. Entrevistas filmadas são especialmente ricas em informações acerca da corporalidade, das representações de si, da interação e dos afetos, podendo aportar à narrativa historiográfica novas dimensões de análise, ao mesmo tempo em que constituem registros visuais da relação dialógica da qual resultam.
O evento será organizado em torno das seguintes atividades: conferências com convidados; mesas redondas com participantes convidados; fórum de Coletivos de História Oral com a participação de representantes de núcleos, laboratórios e acervos documentais; simpósios temáticos; oficinas; mostra de pôsteres de Iniciação Científica; mostra de documentários; resultado do “I PRÊMIO ABHO DE TESES ECLÉA BOSI”; e lançamento de livros.
Confira o cronograma:
23 de outubro a 1 de dezembro: proposição de simpósios temáticos
21 de dezembro: divulgação das propostas aceitas
24 de dezembro a 31 de janeiro: inscrição de comunicações para os simpósios temáticos e de pôsteres de IC
18 de dezembro a 16 de março: inscrição de trabalhos para a mostra audiovisual
19 de fevereiro: divulgação dos aceites das comunicações e pôsteres
21 de dezembro a 20 de abril ou presencialmente no dia do evento: inscrição para participantes das oficinas
18 de dezembro a 20 de abril ou presencialmente no dia do evento: inscrição de ouvintes
19 de fevereiro a 20 de abril: envio de texto completo (trabalhos apresentados em simpósios temáticos) para publicação em anais eletrônicos
19 de fevereiro a 31 de março: inscrições para o lançamento de livros e para o fórum de Coletivos de História Oral