A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) abre a temporada 2018 com dois concertos. O primeiro será no dia 28 de fevereiro, às 19 horas, no Theatro Municipal de Paulínia. O segundo, também às 19 horas, ocorre no dia 1 de março, no Espaço Cultural Casa do Lago na Unicamp.
A obra a ser apresentada nos concertos de abertura será “Esquinas do Cais”, de Jônatas Manzolli, que é dividida em quatro atos: Territórios, Despedidas, Marés e Retornos. Confira as palavras de Jônatas sobre a obra:
“O cais, ponto-limite entre a terra e o mar, partida e chegada de embarcações e de muita gente, é aqui apresentado por um diálogo entre a forma concerto e os conceitos de música. A obra retrata a música apreciada como linguagem: organismo que se expande, se transforma, se silencia. As esquinas são as segmentações de estilo, área, gênero, convenções e tratados. Esses comportamentos diferentes, nas suas diferenças, personificam aqueles que narram suas idas e vindas e deixam suas vidas no cais. Em quatro movimentos – Territórios, Despedidas, Marés e Retornos –, de forma simples e direta, as sonoridades evocadas através de um discurso textural não avisam o ouvinte sobre mudanças semânticas. Pois são apenas traços de uma conversa, somente conversa. No cais, todos são marinheiros ou transeuntes: do armador do transatlântico ao sem-teto na calçada. O cais é lugar de refúgio do homem comum: aquele que passa sem saber quão infinito é o mar ou o marinheiro que conhece a força das águas. Mas todos, por vezes, perdem-se em tempestades ou calmarias.”
Os músicos dos concertos serão: Manuel Falleiros (saxofone), Paulo Ronqui (trompete), Buddi Garcia (guitarra), Alexandre Zamith Almeida (piano), José Alexandre Carvalho (contrabaixo) e Leandro Barsalini (bateria/percussão). E o programa inclui:
W.A. Mozart – Sinfonia nº 40 em Sol menor K. 551
Felix Mendelssohn – Abertura “A Bela Melusina” Op. 32
O Theatro Municipal de Paulínia fica na Avenida Pref. José Lozano Araújo, 1551 – Parque Brasil 500. E a Casa do Lago fica na Avenida Érico Veríssimo, 1011 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’. Mais informações na página da Orquestra no Facebook.