O V Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) será realizado no período de 20 a 24 de março, em Campinas. A programação reúne atividades em diferentes pontos da cidade, como a Unicamp, o Instituto CPFL e o Teatro Municipal José de Castro Mendes. Esta edição presta homenagens a Egberto Gismonti e Marisa Rezende, dois grandes nomes da música contemporânea no Brasil, e que estarão presentes durante os cinco dias do evento. Leia mais sobre os homenageados em matéria publicada no portal da Unicamp.
Os concertos de abertura e encerramento terão participações especiais. A abertura será no dia 21 de março, no Instituto CPFL, com apresentação do Quarteto Radamés Gnattali & Convidados, seguido de um bate papo com os homenageados: Egberto Gismonti e Marisa Rezende. Já o encerramento está agendado para o dia 24 de março, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, uma das mais antigas do Brasil.
Os recitais comentados pelos próprios homenageados serão realizados nos dias 22 e 23 de março, sempre às 20h, também no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Estas atividades são oportunidades de ouvir Egberto Gismonti e Mariza Rezende falarem pessoalmente sobre suas obras, são momentos de grande aprendizado sobre o processo criativo dos compositores e uma oportunidade única de proximidade com estes mestres da música.
No Instituto de Artes (IA) da Unicamp são realizadas principalmente as mesas redondas e atividades relacionadas às pesquisas acadêmicas, com apresentação dos projetos selecionados pelo Comitê Científico. Ao todo, foram selecionados 13 projetos, com comunicações orais e apresentações artísticas voltadas às obras dos homenageados.
Além disso, o FMCB realiza todos os anos a Mostra Musical Beneficente, uma intervenção musical junto aos pacientes do Centro Infantil Boldrini, com atividades de musicoterapia como forma de auxiliar o tratamento de saúde por meio da música.
A programação completa e outras informações estão disponíveis na página do festival.
FMCB
Com uma estrutura inovadora unindo pesquisa e performance, o festival se tornou um dos eventos culturais mais importantes da cidade de Campinas, reunindo músicos de todo o Brasil e do exterior em homenagem à música contemporânea brasileira em produção atual no país. Na edição de 2017 participaram 26 universidades, 240 cidades representadas e mais de 500 mil pessoas alcançadas, presencialmente, online ou pelas redes sociais.
Destaque no cenário musical nacional pelo ineditismo de sua estrutura, o FMCB proporciona uma visão global da obra dos homenageados por meio de apresentações e oportunidade de contato com estes compositores que além de estarem presentes durante todo o evento, também apresentam suas próprias obras, detalhes e curiosidades de sua criação, inspirando outros músicos e trocando experiência.