CIS-Guanabara promove oficina de Arpillera

O CIS-Guanabara promove nos próximos dias 08, 15 e 22 de maio, das 18h30 às 20h30, a Oficina de Arpillera. Ministrada pelos artesãos Victor Manuel Espronceda e Cristina Monaco, a técnica em Arpillera consiste em uma expressão artística popular de customização de cenas cotidianas feitas com pequenos pedaços de retalhos. O intuito desta atividade é ensinar e difundir uma técnica chilena tradicional e popular de artesanato, bem como uma oportunidade para apresentar aspectos culturais do Chile. A oficina tem a coordenação da produtora cultural do CIS-Guanabara Maria Aparecida Vaz Bueno. As inscrições para essa atividade já podem ser feitas.

A oficina será composta por apresentação e contextualização social e política da Arpillera; apresentação dos painéis de Victor Espronceda como forma ilustrativa do trabalho a ser desenvolvido pelo grupo e de aspectos culturais do Chile; apresentação dos processos técnicos e dicas para mesclar cores, formas e tecidos; incentivo à criação e definição de tema; atividades de apoio para criação e montagem de exposição final que estará aberta à visitação no período de 29 de maio a 8 de junho no CIS-Guanabara.

Victor lembra que a Arpillera foi bastante difundida no Chile na época da ditadura de Pinochet (1973-1990) quando mulheres bordadeiras retratavam e denunciavam em tecidos as injustiças e violência vivenciadas no cotidiano do governo militar. Em virtude da pobreza generalizada da época, a técnica se desenvolveu com simplicidade reaproveitando tecidos, sacos de cereais ou até mesmo roupas velhas para customizar cenas coloridas de um duro cotidiano.

Serviço
Oficina de Arpillera
Data: 08, 15 e 22 de maio
Horário: 18h30 às 20h30
Inscrições: Gratuitas aqui. http://www.cisguanabara.unicamp.br/inscricao70.htm (material didático é de responsabilidade do aluno)
Local: CIS-Guanabara
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Entrada ocorrerá pelo estacionamento do CIS-Guanabara.

Retalhos de tecidos expressam momentos vividos na ditadura Pinochet
Retalhos de tecidos expressam momentos vividos na ditadura Pinochet
Uso das cores tenta minimizar período duro que marcou a vida dos chilenos
Uso das cores tenta minimizar período duro que marcou a vida dos chilenos
Artesanato em Arpillera também retrata cenas bucólicas do povo andino
Artesanato em Arpillera também retrata cenas bucólicas do povo andino

 

twitter_icofacebook_ico