Todas as quartas-feiras à noite ecoa da gare do CIS-Guanabara um som diferente, marcado pelas batidas dos pés, das palmas e um agradável som de viola que remete ao universo sertanejo. São as aulas de catira coordenadas pelo mestre catireiro “Candeeiro Franco” que vê nessa prática oportunidade de difundir essa dança exótica que integra o rico folclore brasileiro. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 20 de julho.
Hoje espalhada pelos diferentes estados do Brasil, a catira é praticada por homens e mulheres com mais frequência em cidades do interior cujo ritmo é determinado pela viola caipira marcado pela batida dos pés e das mãos.
Abertas ao público em geral (mulheres cada vez mais integram os grupos de catira brasileiros), as aulas são gratuitas e acontecem todas as quartas-feiras, das 19h00 às 21h00 no CIS-Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas – com estacionamento no local). Mais informações pelos telefones: (19) 3233-7801, 3253-4343 e 99156-9803. A iniciativa é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-Unicamp) em parceria com o CIS-Guanabara.