O CIS-Guanabara sedia no próximo dia 22 de setembro, das 14h00 às 17h00, o segundo encontro promovido pelo Grupo EtnoCidade, coletivo de indígenas e não-indígenas que busca dar visibilidade às etnias indígenas que vivem em contexto urbano na Região Metropolitana de Campinas. “Direitos indígenas: até quando você vai dizer que não tem nada a ver com isso?” é o tema do evento coordenado pelo sociólogo e promotor cultural Alessandro José de Oliveira. Participam da mesa Jupira Terena, articuladora ligada às políticas públicas e demarcação de terras indígenas e Ester Terena, 87 anos, que vai falar sobre sua experiência como representante de comunidade indígena.
Segundo o coordenador, o objetivo é dialogar com professores e público em geral sobre a situação dos indígenas que vivem em metrópoles, examinar alguns aspectos da história oficial, alertar para os vícios coloniais e refletir sobre diferentes modos de lidar com a racionalidade hegemônica tão presente na sociedade urbana.
Ao longo do segundo semestre serão realizados mais três encontros: “Corpos indígenas – corpos políticos: os privilégios caçados a laço” (dia 27 de outubro), “Vivências de culinária indígena” (dia 01 de dezembro) e “Xondora e Capoeira – irmão na resistência” (dia 15 de dezembro). A atividade no CIS-Guanabara tem a coordenação das agentes culturais Irani Ribeiro e Maria Aparecida Vaz Bueno. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo, em Campinas (estacionamento gratuito no local).