A Feira Literária de Campinas prossegue até sábado no CIS-Guanabara. Palestras, narrativas, trocas, vendas e lançamentos de livros e criação de personagens integram o último dia da programação desse evento que reuniu centenas de pessoas nos primeiros dois dias de atividades. Destaques do encontro foram as atividades de contação de histórias em que 16 profissionais da área se revezaram no trabalho de proporcionar às crianças da rede municipal de ensino uma viagem ao universo da literatura e do teatro infantil.
Durante as atividades a feira reuniu estandes de escritores independentes, como Eliana Lisboa, Ana Lúcia Vasconcelos, Amelinha Telles e Márcia Anacleto. Segundo o contador de histórias e curador do evento, Ulisses Junior, o evento somente foi possível pela colaboração de inúmeros profissionais que encamparam a ideia e, em troca de “um abraço e um sorriso das crianças”, se apresentaram gratuitamente ao longo da programação.
Neste primeiro ano de FLIC ocorre a homenagem ao poeta e escritor campineiro, Guilherme de Almeida, primeiro modernista a ingressar na Academia Brasileira de Letras. A Feira Literária de Campinas tem a coordenação da agente cultural do CIS-Guanabara, Helenice Vitorino. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS-Guanabara fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). A entrada é franca.
Sábado, dia do encerramento do evento, a programação ficou assim definida:
9h00 às 11h00
“Como refletir o cotidiano por meio das narrativas”, com Amábile Neves.
11h00
“Declamação Poética: Os Raikais do Príncipe - Guilherme de Almeida", com Janice Castro e Maurício Squarise
13h00 às 15h00
"Literatura Tupi-Guarani", com Laura Ferreira (Paraguai)
9h às 12h
“Aprenda a jogar RPG" - criação de personagens, trocas de livros e materiais de RPG, com o Grupo Liga D&D
13h00 às 19h00 Mesas de Narração de RPG: “Dungeons and Dragons", com a Liga D&D
16h30
“Palestra com Escritoras Feministas”: Amelinha Teles, Djjamila Ribeiro, Arlene Ricoldi e Márcia Anacleto.