Livro sobre história da alimentação será lançado na ACL

No dia 27 de novembro, às 18 horas, na Academia Campinense de Letras (ACL), ocorre o lançamento do livro "História da Alimentação. Cadernos e práticas alimentares, Campinas (1860-1940)" (Pontes Editores), de Eliane Morelli Abrahão. Prefaciado por Leila Mezan Algranti, o livro é o volume 2 da Coleção Memória de Campinas do IHGG Campinas cuja comissão editorial é composta por: Fernando Antônio Abrahão (Presidente do IHGGC/ CMU-Unicamp), Sérgio Eduardo de Montes Castanho (FE-Unicamp), Beatriz Diva Momesso (UFF), Cirilo Luiz Pardo Meo Muraro (Unicamp/ PUC-Campinas), Duílio Battistoni Filho (PUC-Campinas) e Olga Rodrigues de Moraes von Simson (CMU/ FE-Unicamp).

Um aspecto que diferencia a publicação de de outros livros do gênero e lhe confere originalidade, reside na forma como a autora construiu sua narrativa em torno da trajetória de vida e da escrita íntima de três mulheres da elite campineira, autoras de cadernos de receitas.

O livro encontra-se centrado em três personagens - Custódia, Ana Henriqueta e Bárbara - que servem como fio condutor ao leitor, e o dirigem pelas ruas, vendas e cozinhas da cidade, em seu percurso de reconhecimento das práticas alimentares. Por outro lado, as receitas de comida redigidas pelas três mulheres, permitem à autora usufruir de suas habilidades de historiadora da cultura e realizar análises de micro e de macro história, passando de uma escala a outra com sensibilidade e competência.

Dessa forma, mais do que personagens centrais do livro, as autoras dos receituários analisados são agentes históricos exemplares que constituem e representam a sociedade de Campinas, seus gostos, paladares, formas de sociabilidade e práticas de comensalidade. Assim, a sociedade cafeicultora paulista nos é apresentada através das lentes dessas três senhoras, cuja escrita de seus receituários permitiu a Eliane Morelli Abrahão, nos oferecer um exercício reflexivo acerca das escolhas alimentares e dos rituais de comensalidade que circularam pelos espaços sociais restritos da elite. A riqueza desse tipo de abordagem, ou seja, analisar a sociedade campineira na perspectiva da alimentação é um ponto alto e inovador deste livro.

A Academia Campinense de Letras fica na rua Marechal Deodoro 525, no Centro, em Campinas. Entrada livre. Mais detalhes pelo e-mail ihggcampinas@gmail.com

Capa livro



 

twitter_icofacebook_ico