Com a organização do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, da Unesco-IHP International Initiative on Water Quality (IIWQ) e apoio da Divisão de Química Ambiental da Sociedade Brasileira de Química (DAMB-SBQ) e Instituto Nacional de Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), o Instituto de Química (IQ) da Unicamp sedia nos dias 6 e 7 de dezembro, o Unesco Latin America-Caribbean Regional Training Workshop on Emerging Pollutants in Water Resources.[Veja programa completo].
O evento, que acontece no Auditório "Inés Joekes", é parte de uma série de quatro workshops regionais sobre poluentes emergentes, no âmbito do Projeto da Unesco sobre “Emerging Pollutants in Wastewater Reuse in Developing Countries”.
Seu principal objetivo é capacitar uma gestão eficaz da qualidade da água para a realização dos Sustainable Development Goals (SDGs), com foco especial no aprimoramento da capacidade científica e política para gerenciar poluentes emergentes (como fármacos, produtos de higiene pessoal, pesticidas, microplásticos e produtos químicos domésticos e industriais).
O evento reunirá especialistas de diferentes áreas da ciência para falar sobre os desafios, as inovações e o estado da arte na temática interdisciplinar sobre os Contaminantes Emergentes e seus impactos na qualidade das águas em todo o planeta.
Além disso, trará uma abordagem regional voltada para a América Latina e Caribe com apresentações de estudos de casos regionais de forma a fomentar discussões, debates e levantar diretrizes para solucionar um problema que é global, mas que tem suas particularidades em países em desenvolvimento como o nosso, onde a falta de saneamento básico e a demanda por água segura nos remete a um desafio com relação a saúde pública que deve ser encarado com seriedade por todos.
Na Unicamp, um dos pioneiros nesse tema é o professor aposentado pelo IQ, Wilson Jardim. O Laboratório de Química Ambiental do IQ é referência nacional nessa área de pesquisa.
Mais informações pelo e-mail