O CIS-Guanabara sedia no próximo dia 7 de abril um dos principais eventos de rock da região de Campinas. Em sua quinta edição, o Sunday Rock Sunday, além das tradicionais bandas, oferecerá ao público um dia inteiro de atrações que incluem feira temática, sorteio de tattoos e food trucks. A expectativa dos organizadores é que o público dessa edição supere os sete mil espectadores que participaram do evento realizado, também no CIS-Guanabara, em 2018.
Nesse ano o Sunday Rock Sunday apresentará ao longo do domingo (das 11h00 às 22h00) as bandas Classical Queen, Rising Power, Billy Mutreta, Big Six e House Band da School of Rock. Além dessas, a organização apresentará a banda surpresa, no Espaço Canja. “Esse elemento surpresa aquecerá o line-up das bandas que compõem o festival”, afirma Renato Souzarock, um dos realizadores do evento. “Para atender esse público, que é bastante exigente em qualidade musical, fizemos a curadoria dessa banda com bastante rigor. Acredito que todos vão gostar”, aposta Renato, lembrando que o evento, ao longo dos anos, vem apresentando um crescente número de público, chegando a atingir 7.000 pessoas na edição de 2018. “Além desse crescimento, o que nos deixa ainda mais feliz é notar que estamos conseguindo oferecer atrações de qualidade em um ambiente atrativo para amantes de rock de diversas gerações. É comum notarmos famílias inteiras, incluindo crianças, se divertindo e vivenciando nosso sonho”, afirma.
O sociólogo e diretor do CIS-Guanabara, Marcelo Rocco, lembra que Campinas tem uma importância relevante na cena do rock paulista, e não por acaso, reúne uma legião de seguidores desse gênero musical. “Esse evento dialoga hoje com uma tendência observada nos grandes centros, que é a crescente procura por apresentações de bandas tributos. Isso requer muito empenho para viabilizar essa demanda social. Ademais, é notória a satisfação do público com essa produção, o que nos dá a certeza do cumprimento do nosso papel”, afirma.
Rocco ressalta também os legados que um evento dessa natureza deixa para o CIS-Guanabara. “É preciso destacar que os produtores do Sunday Rock Sunday, para além do legado simbólico que é a repercussão que o evento promove junto à sociedade, entenderam a importância de cuidar do equipamento público de cultura, investindo num projeto de qualificação dos nossos espaços. Em outras palavras, farão melhorias na infraestrutura do próprio Centro, e quem ganha com isso é a sociedade, pois pode desfrutar de um lugar que a acolhe com o devido merecimento. Assim, fazemos a gestão das ofertas públicas de cultura compartilhando responsabilidades e oferecendo as melhores condições para atender a sociedade”, ressalta o diretor.
No CIS-Guanabara, o evento tem a coordenação da agente cultural Flávia Moraes Salles Cavalcanti. Ela ressalta que o sucesso da edição anterior, também realizada no Centro Cultural da Unicamp, “dá a segurança para mais esse desafio. Ficamos muito satisfeitos com o resultado da primeira edição, que demonstrou a capacidade do CIS-Guanabara em receber eventos com grande circulação de público, conciliando preservação e entretenimento, pois tudo transcorreu num clima de muita harmonia e este é um modelo de sucesso que fica de exemplo”, ressalta Flávia.
Além do rock
Enquanto as bandas se apresentam, o público poderá desfrutar do espaço gastronômico, incluindo opções vegetarianas e veganas. Roupas, brechó, cosméticos naturais, livros, entre outros produtos, serão comercializados durante o evento.
Como nos anos anteriores, o Sunday Rock Sunday aproveita a abrangência do evento para abraçar uma causa. Este ano o festival fará uma arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para o Banco Municipal de Alimentos de Campinas. A entidade, que funciona em uma área dentro da Ceasa Campinas, atende 120 entidades cadastradas com cerca de 27 mil pessoas que necessitam desse auxílio. Dessa maneira, apesar da entrada gratuita, a organização pede aos participantes a contribuição de um quilo de alimento não perecível.
O Sunday Rock Sunday tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Unicamp e da Prefeitura Municipal de Campinas. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas.
Line Up da 5a. edição
Classical Queen - Entre as diversas apresentações da banda, em mais de 14 anos de carreira, a Classical Queen venceu o concurso “Esse cover deu show” e teve a oportunidade de fazer o show de abertura na pré-estreia do filme Bohemian Rhapsody. A banda paulistana tem Antonio Lobato nos vocais, piano e violăo, Fernando Gamba na guitarra e backing vocals, Júlio Abrileri no baixo e backing vocals e Anderson Macedo na bateria e backing vocals.
Rising Power (AC/DC cover) - Com o propósito de homenagear a banda australiana de rock AC/DC, o grupo está na estrada desde 2004. É formada por Ricardo Pee Wee (guitarra solo), Fabiano Drudi (vocal), Vulcano (guitarra base), Tiago Accorsi (baixo) e Marcelo Jorge (bateria). A Rising Power foi convidada para ser banda de apoio do baterista do AC/DC, Chris Slade, em sua turnê solo que passou por São Paulo em dezembro de 2012, se tornando, até então, a única banda brasileira a dividir palco com um integrante oficial do AC/DC.
Billy Mutreta - Na estrada desde 2003, tocando em casas noturnas e eventos pelo interior paulista e sul de Minas Gerais, a Banda Billy Mutreta sempre se destacou por sua postura no palco. As canções executadas em seus shows são mais que simples imitações das bandas originais. Possuem um toque dos integrantes e suas influências, o que torna cada apresentação um espetáculo único. É formada por: Raul Lázaro (Voz e Violão), Douglas Eurico (Guitarra), Wesley Negri (Contrabaixo), Adriano Bianculli (Bateria).
Big Six - A proposta da Banda Big Six é homenagear alguns dos grandes e imortais vocalistas do rock de todos os tempos, entre eles, Robert Plant, Ozzy Osbourne, David Coverdale, Dio, Bruce Dickinson e Bon Scott. Seus integrantes estão na cena rock de Campinas há bastante tempo e todos fizeram parte de diversas bandas nos anos 80. É formada por André Br Metal (vocais), Rogério Longo (guitarras e vocais), Mauro Laurente (guitarras e vocais), Tano Scagliusi (baixo e vocais) e Marcos Bueno (bateria).
House Band da School of Rock - A banda, que faz a abertura do evento, é formada por jovens alunos da School of Rock de Campinas. No repertório, canções que se tornaram clássicos do rock.