O Instituto de Geociências (IG), por meio do Capítulo Estudantil IEEE-GRSS, receberá, para palestra, o pesquisador da Agência Espacial Americana (NASA), Simon Hook. No dia 10 e abril, às 14 horas, no auditório 2 da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural CDC, ele falará sobre sensores termais no monitoramento de processos ecológicos, hidrodinâmicos e geológicos. O evento é aberto ao público.
Hook lidera atualmente um esforço para desenvolver o sensor infravermelho termal da missão The Hyperspectral Infrared Imager (HyspIRI), recomendada pelo National Research Council (NRC) na área de pesquisas em Ciências da Terra.
A missão da HyspIRI compreende instrumentos que fornecerão observações globais sobre a superfície terrestre e oceânicas rasas circundantes. Como parte da redução do risco de engenharia e ciência para um dos instrumentos, a NASA apoiou o desenvolvimento de outros dois dispositivos, o Hyperspectral Thermal Emission Spectrometer (HyTES) e o Prototype HyspIRI Thermal Infrared Radiometer (PHyTIR), cujo desenvolvimento foi liderado por Simon para ser usado como protótipos da missão ECOSTRESS.
Em colaboração com o docente do IG, Professor Carlos Roberto Souza Filho, Simon também aplica seu conhecimento em sensores termais em estudos geológicos terrestres e de outros planetas, principalmente Marte.
Na palestra “ECOSTRESS and HyTES remote sensing systems – taking the temperature of the Earth”, Hook vai descrever a missão ECOSTRESS e os resultados mais recentes do instrumento HyTES.
Para mais informações acesse o link ou envie e-mail para grss@ige.unicamp.br