O CIS-Guanabara promove no próximo dia 16 de abril, às 19h00, o encontro Direitos Humanos e Povos Indígenas, evento organizado pela Rede de Apoio Kariri-Xocó e pela EtnoCidade. Além de profissionais da área das Humanidades, especialistas em Direitos humanos, o encontro contará com a presença da deputada estadual Chirley Pankará, da tribo Pawanã Kariri-Xocó, primeira representante indígena na Assembleia Legislativa de São Paulo. A entrada é franca.
Segundo os organizadores do encontro, o Brasil é uma nação que reconhece formalmente o direito à autodeterminação, aos territórios, à consulta e consentimento, além de reafirmar os direitos dos povos indígenas viverem livres de genocídio e de outras formas de assimilação, discriminação racial, racismo, intolerância e violência. Ressaltam, contudo, que sem instituições de governo fortalecidas para atuar na defesa e promoção dos direitos desses povos indígenas, sem vontade política para defender a legislação protetiva existente e sem definir uma agenda de implementação de direitos, tais compromissos e obrigações viram letras mortas para os povos indígenas do Brasil. Essa é a questão que pauta o encontro.
No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Irani Ribeiro, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).