Colóquio: Leituras cruzadas de Ricardo Piglia

O colóquio Leituras cruzadas de Ricardo Piglia, que acontece entre os dias 28 e 29 de maio, a partir da 10 horas, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), tem como proposta estimular diferentes leituras dos cruzamentos presentes na obra do autor argentino: seja lançando mão de perspectivas para além da literária; seja observando as relações entre seu trabalho e o de autores próximos ou de distintos universos linguísticos; seja, ainda, num modo de leitura centrado em sua poética, buscando estabelecer ligações, idas e vindas (mesmo deliberadamente anacrônicas) entre suas obras.

Organizado pela professora Miriam Gárate e pela pesquisadora de pós-doutorado Gisela Bergonzoni, ambas do IEL, em colaboração com o professor da Unirio Kelvin Falcão Klein, o evento busca aproximar especialistas da obra de Piglia com leitores do autor argentino que circulam em meios não universitários. É o caso da mesa de abertura, pensada como uma conversa entre o escritor e roteirista Marçal Aquino e o tradutor Sérgio Molina, responsável pela versão brasileira dos Diários de Emilio Renzi. Aquino e Molina falarão sobre o diário como gênero narrativo e contarão suas experiências com o texto de Piglia. A editora Todavia, que publica os Diários de Emilio Renzi no Brasil, estará presente no evento, onde pretende lançar o segundo tomo traduzido em português.

Além de professores e pesquisadores das mais importantes universidades brasileiras, o colóquio terá convidados internacionais conhecidos por sua relação com Piglia. No dia 28, haverá uma conferência do escritor e crítico Martín Kohan, professor da Universidad de Buenos Aires, que falará sobre a escrita em tempo real dos diários de Piglia e os pactos estabelecidos com o leitor. No dia 29, é Pedro Meira Monteiro, professor da Princeton University, quem fará a conferência de encerramento, sobre as figurações do corpo e a busca de sentido na ficção de Piglia. O colóquio Leituras cruzadas de Ricardo Piglia conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária, da Capes e do Observatório Latino-Americano (OLA), criado recentemente na Unicamp para promover a inserção da Universidade como centro de pensamento sobre o continente latino-americano.

As inscrições para assistir ao colóquio são gratuitas e devem ser feitas por e-mail coloquiopiglia@gmail.com. Os interessados devem enviar uma mensagem na qual conste nome e sobrenome. Os assistentes a 75 % das atividades do colóquio receberão certificado. O período de inscrição é de 2 de abril a 25 de maio de 2019.

twitter_icofacebook_ico