No próximo domingo, 7 de julho, cientistas, pesquisadores, professores e estudantes irão para a Av. Paulista, em São Paulo, mostrar à população o trabalho realizado pelos pesquisadores do nosso Estado.
1. Feira de Ciências
07/07 - 10h às 17h - Av. Paulista, altura do número 393
Você tem um experimento? Um projeto de divulgação científica? Pode explicar a sua pesquisa para o grande público? Desenrola e traz seu trabalho e o seu grupo de pesquisa para a Av. Paulista! Teremos barracas para quem se inscrever pelo link
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdgMmT8nnob2pLv4o…/viewform
2. Varal de Banners
07/07 - 14h às 17h - Av. Paulista, altura do número 393
Você tem um banner de Congresso aí jogado? Seu grupo coloca os banners em exposição? Vem falar sobre a sua pesquisa para o público da Av. Paulista! Inscreva seu banner aí no link
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdRf3C-qlPEz6GlOV…/viewform
3. Marcha pela Ciência
07/07 - CONCENTRAÇÃO às 16h na frente do MASP
A produção de conhecimento e a formação de profissionais qualificados é fundamental para sairmos da crise. Ainda assim, o governo federal congelou o repasse para as universidades, bolsas de pós graduação e projetos de pesquisa. Depois das grandiosas manifestações contra os cortes, em um acordo na Comissão de Orçamento, a oposição no Congresso Nacional conseguiu garantir R$ 1,3 bi para o Ministério da Educação, sendo 330 milhões destinados especificamente para bolsas de pesquisa. Mas, continuamos com 42% dos recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações contingenciados, assim como a maior parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
No Estado de São Paulo, a queda na arrecadação reduziu o recurso disponível para a FAPESP, para as Universidades Estaduais e Institutos de Pesquisa.
O governo estadual, ao invés de ampliar o investimento em pesquisa, enviou e conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de concessão do Jardim Botânico – área fundamental para a pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Botânica. Além disso, pretende unificar os institutos de Pesca e o da Aquicultura e transferir o Hospital Vital Brasil, referência internacional no atendimento a pacientes picados por animais peçonhentos, do Instituto Butantã para o Hospital Emílio Ribas.
Defender as instituições de pesquisa é defender o desenvolvimento do Estado de São Paulo.
https://www.facebook.com/events/402781770274332/
ORGANIZAÇÃO
Cientistas Engajados
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
Academia de Ciências do Estado de São Paulo - ACIESP
Associação Nacional de Pós Graduandos - ANPG
Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo - APQC
Instituto Questão de Ciência - IQc
Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo - ADUSP
Associação dos Docentes da Unicamp - ADunicamp
Associação dos Docentes da UNESP - ADUNESP