CIS-Guanabara sedia encontro do Programa Juventudes

Encontro CIS-Guanabara

Técnicos e profissionais de diferentes organizações que atuam com jovens com idades entre 15 a 29 anos estarão reunidos no dia 8 de agosto, a partir das 8h30, no CIS-Guanabara, durante o encontro “Trocando Ideias - Caminhos para Atuação com Juventudes”. O evento, com atividades musicais, de dança e de poesia, integra a 4ª Semana das Juventudes promovida pelo Coletivo REAJU em parceria com a Fundação FEAC, de Campinas.

Segundo Tatiane Zamai, integrante da coordenação do evento, o encontro integra as ações do Programa Juventudes e visa investir na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar a participação social propositiva e engajada com o desenvolvimento humano. Tatiane afirma que essa ação tem também como objetivo dar publicidade aos produtos de conhecimentos voltados ao trabalho com jovens.

Dessa maneira, serão lançadas e divulgadas durante o evento algumas publicações. Em parceria com o Coletivo Sem Rótulo, será lançado o Guia do Curso Trampo Social. Em parceria com o GEPPES, será lançada a publicação Identidades & Saberes - Guia Prático de Atividades do Educador e Educadora Social: Diálogos com as Juventudes. A edição 2019 da publicação Juventudes e os Direitos Sexuais e Reprodutivos – Guia Sobre Direitos, Leis e a Participação Social e Política das/os Jovens – será lançada em parceria com a Reprolatina. Também será divulgado o e-book Re-inventar a Universidade: Extensão Universitária com a EJA, trabalho coletivo com cerca de 50 autores que participaram do Curso de Extensão da Unicamp em parceria com a REAJU “Educação: Juventudes, Culturas e Políticas”, em 2018. O evento ocorre em comemoração ao Dia Internacional da Juventude celebrado em 12 de agosto.

O Programa Juventudes, da Fundação FEAC, promotora do evento, estimula a participação juvenil, incentivando a valorização da opinião dos jovens em questões individuais e coletivas, possibilitando espaços de reflexão, debate e construção de propostas que incentivem a autoproteção e a construção de projetos de vida. Visa também contribuir para que os jovens sejam referências positivas nas suas comunidades. A Rede Articula Juventude (REAJU), que também promove o encontro, é um coletivo formado por representantes de diversas organizações e movimentos sociais que discutem e fomentam a construção e a melhoria da qualidade das políticas públicas para as juventudes. A rede visa promover os direitos já estabelecidos constitucionalmente e pautar novas políticas de acordo com as necessidades da juventude pobre e periférica.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Helenice Vitorino, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).


 

twitter_icofacebook_ico