Criatividade Pós 40 é tema de encontro do CIS-Guanabara

O rito de passagem dos 40 anos se confunde com o estabelecimento da maturidade, mas, também, está imbricado em inúmeras questões e constatações que esse período acarreta. Considerando que a idade de 40 anos pode significar atingir a metade da vida produtiva, surgem algumas questões: ‘estou desenvolvendo todo o meu potencial e criatividade? Estou suficientemente estruturado financeiramente para os desafios de uma vida e de uma velhice confortáveis?’. Indagações dessa natureza motivaram a concepção do evento Trilhas do Conhecimento do Souulocal Festival 2019 que prossegue no dia 19 de agosto, às 19h00, no CIS-Guanabara, com o encontro “Criatividade e as Mudanças do Pós-40”.

Nesse encontro, aberto ao público, a publicitária Paula Franceschini discorre sobre o tema “Melhorar a criatividade: um desafio possível”. Na sequência, a psicóloga Angélica Saadir fala sobre “As mudanças do pós 40: o papel da autoestima e do propósito na transformação pessoal”. As discussões terão mediação da professora Laura Umbelina Santi e da jornalista Luciana Almeida. Também será apresentado pela engenheira de alimentos e empreendedora criativa Vilene Braga o case ‘Ervazen’, com foco em produtos naturais e extratos de ervas medicinais, chás e alimentos desidratados. “Ao final, promove-se um networking, pois, sempre é possível encontrar e conhecer alguém que soma aos nossos interesses e estimula nossa criatividade e os negócios”, afirma Laura.

Paulo Biafora, um dos coordenadores do Soullocal, explica que os encontros desse evento – em abril houve uma etapa também no CIS-Guanabara – “apresentam uma oportunidade de auxiliar na requalificação da maturidade, fazer pensar, trocar vivência e experiências, respondendo questões que permeiam a vida das pessoas, por meio da cultura e da economia criativa. Ele lembra que o Brasil caminha para um processo demográfico de envelhecimento rápido. “A proposta do tema ‘Criatividade Pós 40’ também abarca, sem limite, a população acima dos 50 anos, cuja preparação precisa se dar cada vez mais cedo, para propiciar uma vida mais empreendedora”.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação dos agentes culturais Irani Ribeiro e Flávio de Almeida Prado, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Outras informações podem ser obtidas no site www.soullocalfestival.com.br

twitter_icofacebook_ico