CIS-Guanabara promove Jornada de Patrimônio Industrial

Fachada da Estação Guanabara, na primeira metade do século XX (crédito: domínio público)
Fachada da Estação Guanabara, na primeira metade do século XX (crédito: domínio público)

O CIS-Guanabara sedia nos dias 30 e 31 de agosto, a partir das 8h00, a “Jornada Regional de Patrimônio Industrial – Região Sudeste”. O evento científico, promovido pelo TICCIH-Brasil e Projeto Memória Ferroviária (Unesp), em parceria com o Centro Cultural Unicamp (CIS-Guanabara), contará com conferências, apresentações de trabalhos e roteiros guiados.

Também haverá a entrega de maquetes físicas do prédio do CIS, que ficarão expostas para o público. Na sexta-feira, dia 30 de agosto, ocorrerão mesas de debates e sessões de trabalhos científicos direcionados aos acadêmicos do tema. Já no sábado, dia 31 de agosto, serão realizados dois roteiros guiados, sendo um deles aberto para a comunidade.

A proposta do roteiro aberto à comunidade é conhecer e conversar sobre as experiências pessoais em dois espaços importantes da cidade: a antiga Estação Guanabara (atual CIS) e o Estádio da Mogiana. Esta atividade é gratuita e direcionada para os moradores de Campinas e Região.
O Comitê Brasileiro para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil) foi criado por profissionais de várias áreas de formação preocupados em desenvolver ações concretas visando a preservação do parque industrial do país, lembrando que em todas as regiões do Brasil, existem exemplos de patrimônio industrial de grande importância histórica, econômica, tecnológica e social que devem ser preservados.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Flávia Moraes Salles, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

Programação
30 de agosto
8h00 – Auditório principal (Armazém) – Recepção e cadastramento.
8h30 – Solenidade de abertura – prof. Eduardo Romero de Oliveira (TICCIH-Brasil e Unesp); Marcelo F. Rocco (Diretor do CIS-Guanabara/Unicamp).
8h30-11h00 – Mesa redonda – Prof. Paulo Fontes (UFRJ): “Memórias de um Rio Fabril: desindustrialização, trabalho e nostalgias”; Profs.Daniela Pistorello (USC/SC) e Tiago da Silva Coelho: “Espaços industriais e Arte”; Profa. Manoela Rufinoni (Unifesp): “Politicas de preservação para o patrimônio urbano industrial”; Profa. Márcia Pazin (Unesp): “O desafio da preservação de fontes para a história da indústria e tecnologia: acervos documentais em arquivos e centros de documentação”.
11h00-12h00 – Debate
12h15-13h45 – Almoço
13h45-15h45 – Sessões de Trabalho
Temática 1 – A memória do trabalho nos espaços industriais
Temática 2 – Espaços industriais e arte
16h00-18h00 – Sessões de Trabalho
Temática 3 – Cidade e paisagem industrial
Temática 4 – Acervos documentais e patrimônio da indústria
31 de agosto
8h30-12h00 – Estação Guanabara - Visita técnica: roteiro em bens industriais e ferroviários em Campinas.
Para se inscrever no roteiro basta preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/ug2qZ5kn4tiR9QeH7. As vagas são limitadas.
Mais informações: https://memoriaferroviaria.rosana.unesp.br/?page_id=2340.



 

twitter_icofacebook_ico