Tayná Mesquita lança, no IFCH, o livro "Exclusão Escolar Racializada”

Livro EJANo dia 2 de outubro, às 18h30, no auditório “Marielle Franco” do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), será lançado o livro “Exclusão Escolar Racializada”, da socióloga Tayná Victória de Lima Mesquita, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA), órgão da Faculdade de Educação (FE). O lançamento da publicação faz parte da programação da 1ª Semana de Ensino de Filosofia do IFCH.

Mesquita, que é mestranda em Educação pela FE, atua na Escola de Jovens e Adultos (EJA) como educadora e faz parte do conselho pedagógico do Projeto Educativo de Integração Social - PEIS/FE/Unicamp.

"Neste livro, Tayná apresenta não apenas um avanço conceitual, mas também político sobre o tema Educação de Jovens e Adultos. Conceitual porque aborda diversos conceitos fundamentais sobre educação e raça a partir da perspectiva de intelectuais negros do mundo todo, muitos ainda sem tradução para o português. Mas é um avanço principalmente político, por que parte de pressupostos fundamentais como a existência do racismo individual e institucional. Afirma: a abolição ainda está em curso. Tese que é comprovada por dados da realidade apresentados por Tayná. Neste sentido o trabalho teórico da autora compõe uma movimentação de mulheres negras que vêm ocupando espaços e extremecendo as estruturas de modo definitivo rumo à construção de uma sociedade livre de opressões". (Carolina Santos Pinho).

 

twitter_icofacebook_ico