“Cidade, uma história plural: Historicidade e complexidade do urbano" será o tema do sétimo encontro da série “Seminários de Pesquisa CMU: História e Memória”. O evento com a professora Josianne Francia Cerasoli (IFCH) acontece no dia 25 de outubro, às 14h30, na Sala CB55 do Ciclo Básico 1. O seminário é gratuito e aberto à comunidade interna da Unicamp e aos demais interessados. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar do evento. A organização é do Centro de Memória Unicamp (CMU). Mais detalhes no site https://www.cmu.unicamp.br/#!html/noticia.html?c=179 ou telefone (19) 3521-5255.
CONHEÇA...
Centro de Memória Unicamp (CMU) - A ideia da criação de um Centro de Memória pela Unicamp surgiu no início da década de 1970, durante a gestão do Prof. Zeferino Vaz, idealizador e primeiro reitor da universidade, mas só ganhou força a partir de 1978, quando o historiador e professor José Roberto do Amaral Lapa soube da intenção do Fórum de Campinas de descartar seus arquivos cartoriais por problemas de infraestrutura. Diante da ameaça de incineração dos mais de 50 mil processos que abrangem um importantíssimo período da história da cidade – do final do século XVIII até o início do século XX – Lapa não mediu esforços até que a universidade oficializasse o interesse pela documentação.
Após uma série de negociações, a transferência dos arquivos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo da Comarca de Campinas (TJC) para a Unicamp foi autorizada em março de 1985. Como também não dispunha de infraestrutura adequada para abrigar o grande volume de documentos envolvido, a Unicamp teve que acelerar o processo, nomeando, em abril daquele ano, uma comissão especial para viabilizar a criação e instalação do Centro de Memória.
Em 1º de julho de 1985, uma portaria do então reitor Prof. José Aristodemo Pinotti criou o Centro de Memória - Unicamp, cuja solenidade de fundação, no entanto, aconteceu apenas dez dias depois, quando o Prof. José Roberto do Amaral Lapa foi nomeado seu primeiro diretor, cargo que exerceu durante os dez anos seguintes.