São quatorze Marias. Tem a Maria dócil, a Maria alegre e a Maria amorosa. Tem também a Maria menina que cresceu, virou Maria mulher e transformou-se em Maria coragem. Essas e outras Marias estão representadas na exposição Minhas Marias, da artista plástica Nasevicius. São desenhos em diferentes técnicas que poderão ser vistos de 1 a 21 de novembro na Galeria do CIS-Guanabara. A abertura ocorre na sexta-feira, das 18h30 às 21h30. A entrada é franca.
Nessa mostra, usando técnica mista, lápis carvão e giz pastel seco, a artista visual Nasevicius transcende sua convivência com mulheres do seu cotidiano e explora assim esse latente universo feminino. São desenhos poéticos que enfatizam a visão particular da artista sobre a essência retratada. A exposição é o resultado de um projeto desenvolvido em conjunto com a diretora e historiadora do Museu Major Novais, da cidade de Cruzeiro (SP), para o dia Internacional da Mulher em 2019, exposição que teve duração de 60 dias. A visão da artista sobre a mostra Minhas Marias engloba as seguintes temáticas em suas poéticas pessoais: Maria menina, Maria mulher, Maria força, Maria doçura, Maria coragem, Maria alegria, Maria amor e Maria singular.
A artista, que tem em seu currículo várias exposições individuais e coletivas, iniciou sua carreira no ateliê Casa Amarela, com orientação da artista visual Marilza Casotti. Hoje recebe acompanhamento dos orientadores em artes visuais Narege e Nelson Braga.
No CIS-Guanabara, a mostra, com a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. A exposição pode ser vista na Galeria, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00 e aos sábados e domingos das 09h00 às 17h00. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Mais informações pelo e-mail amarildo@unicamp.br