Você não precisa estar às margens da linha de trem que cruza a cidade de Maceió na antiga Feira do Rato ou na Praça do Pirulito, também na capital alagoana, para ser inserido num universo de compra, venda e troca de animais e produtos, muitas vezes descartáveis, que poderiam ter como destino a lata do lixo ou cooperativas de materiais para reciclagem. Essa experiência, que também pode ser vivida aqui em Campinas, entre o Aeroporto de Viracopos e o Jardim Itatinga, foi o mote para a realização do fotolivro Rolo (Editora Madalena, 2019), produzido pelo fotógrafo Gui Galembeck. Com 60 imagens coloridas, distribuídas em 80 páginas, a obra é o tema da palestra de Galembeck que ocorrerá no dia 7 de novembro (quinta-feira), das 19h00 às 20h00, no CIS-Guanabara. Com entrada franca, o evento marca a retomada das atividades do Núcleo de Fotografia de Campinas (NUFCA), que nesse ano completa seu 30º. aniversário.
Segundo o jornalista e diretor do NUFCA, Celso Palermo, o objetivo do Núcleo é apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos entre os membros e a comunidade em geral através de atividades culturais e educativas tais como cursos, seminários, palestras, exposições e publicações. “Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atua, desde 1989, na área cultural, organizando atividades relacionadas à fotografia”, afirma Palermo. Nesse trabalho de retomada do NUFCA que se organiza para eleição de nova diretoria para o biênio 2020-21, estão previstos mais dois encontros no CIS-Guanabara, nos dias 28 de novembro e 12 de dezembro. Os fotógrafos Ana Angélica e Vitor Casemiro são os próximos convidados.
No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Elizabeth Aparecida Piva da Silva Oliveira, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).
Mais informações pelo e-mail