O Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp realiza no período de 12 de novembro a 4 de dezembro mais uma edição da Mostra Cênica de Verão. A programação é inteiramente gratuita e composta por espetáculos, exercícios cênicos e oficinas formativas apresentadas pelos alunos da graduação e orientadas pelos professores do IA. O espetáculo MigraAaantes ou Tem Gente Demais Nessa Merda de Barco ou Salão das Cercas e Muros abre a semana da mostra com apresentações no Paviartes, terça-feira e quarta-feira, e no CIS-Guanabara, sábado e domingo.
O evento acontece semestralmente desde 2010 e busca sempre ampliar o diálogo com a cidade de Campinas, construindo espaços de trocas e encontros entre a comunidade universitária e o público externo. Para isso, a Mostra propõe atividades, espetáculos e oficinas abertas ao público geral, em diversos locais como o Centro de Convivência, Escola Técnica Cotuca, Estação Cultura, Cecco Toninha, além do Paviartes e CIS-Guanabara.
A preocupação com a acessibilidade intensificou-se este semestre e todos os espetáculos terão pelo menos uma sessão com audiodescrição simultânea e tradução em libras. Isso só foi possível graças à colaboração entre os alunos das Artes Cênicas e de profissionais do Labaces - Laboratório de Acessibilidade - e Central TILS - Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira dos Sinais.
A programação deste semestre conta com duas obras clássicas de Shakespeare Macbeth e Noite de Reis que, respectivamente, deram origem aos trabalhos Macbeth, com orientação de Marcelo Lazzaratto e o espetáculo de rua Noite de Reis ou O que Quiser, com direção de Catarina Eichenberger e orientação de Verônica Fabrini. Também compõe a agenda o espetáculo MigrAaantes, com direção de Rodrigo Spina e baseado na dramaturgia contemporânea de Matéi Visniec, Desterradas, com direção musical de Marcelo Onofri e baseada na tragédia clássica Medeia e a instalação-espetáculo Pão, orientada por Verônica Fabrini e Júlio Dojcsar.
A retirada de senhas será no local do espetáculo, uma hora antes do início, exceto para as apresentações do espetáculo de rua que não haverá senhas. Para programação completa e mais informações sobre o evento acesse a página www.facebook.com/ArtesCenicasUnicamp
No CIS-Guanabara, a mostra tem a coordenação da agente cultural Silvana Di Blasio. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).
Mas informações pelo telefone (19) 3233-7801 ou e-mail amarildo@unicamp.br