Livro "O Artista com Deficiência no Brasil", de Nicole Somera, é tema de roda de conversa

Capa do livro "O Artista com Deficiência no Brasil"No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a bacharel em música popular (canto) e mestre em Artes pela Unicamp, Nicole Somera, faz uma roda de conversa sobre seu livro “O Artista com Deficiência no Brasil”. O evento ocorre às 17 horas, no Saguão da Biblioteca Central  “Cesar Lattes” (BCCL). A organização é do Laboratório de Acessibilidade da BCCL. Na roda de conversa serão vendidos exemplares físicos do livro, a preço promocional.

A obra surgiu a partir de uma pesquisa desenvolvida pela própria autora que discute, de maneira pioneira, as condições sociais de existência e produção de arte de grupos de artistas com deficiência no Brasil. 

O livro desvenda as conexões de pessoas com deficiência com as artes, nas mais diferentes realidades e esferas, como a família, escola, e nos próprios grupos. Companhias de teatro, dança, coletivos de artes plásticas, grupos de música, pintores, escultores entre Brasília, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas: Nicole realizou entrevistas, analisou obras, levantou fontes em jornais e esteve na sede desses grupos e em contato com esses artistas.

De acordo com dados oficiais do IBGE, aproximadamente 24% - quase 1/4 da população brasileira - tem algum tipo de deficiência. De acordo com a autora, que tem deficiência física decorrente de espinha bífida, esta é uma realidade desconhecida por muitos. “Ainda mais incógnito é o cenário dos artistas e seu campo, bem como a relação desse campo artístico com outros mundos das artes”, explica Nicole.

O prefácio, escrito pelo jornalista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, autor do livro “Malacabado – a história de um jornalista sobre rodas” e especialista no assunto, afirma que Nicole “mergulha com brilhantismo no tecer de um entendimento que remonta ao início das ‘guerrilhas’ inclusivas do país e que ainda hoje é palco fundamental de fomento à inclusão: o acolhimento da pessoa com deficiência nesse emaranhado de tintas, interpretações, sons, formas. De forma saborosamente crítica e atenta, a autora faz uma contribuição única para que mais energia se dê na observação dos apartamentos sociais nas esferas em que mais se espera abrangência democrática e pluralismo.”

Sobre a pesquisa e a autora
O livro tem origem na pesquisa de mestrado da autora, realizada com orientação da professora  Lucia Reily, no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, universidade onde atualmente trabalha na área de produção cultural.

Nicole criou e coordena o Projeto de Recursos de Acessibilidade para as produções culturais do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (CIDDIC) desde 2017. O projeto oferece audiodescrição, legenda e entrada acessível para os grandes eventos do Centro, como as óperas e festival de corais. Também escreve na coluna de Acessibilidade no site MiMood.

A obra já está à venda no site da Editora Appris, em dois formatos. Pode ser adquirido o exemplar físico ou o e-book, que é compatível com diversos softwares leitores de tela, garantindo sua acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou mesmo para aqueles que preferem esse caminho de leitura. 

Mais informações pelo e-mail nicolesomera@outlook.com

twitter_icofacebook_ico