Bernard-Henri Lévy reflete sobre a pandemia no “Conversas na Crise”

Conversas na Crise

O ciclo “Conversas na Crise – Depois do Futuro” exibe no dia (22), às 16h, uma entrevista inédita gravada com o filósofo e escritor francês Bernard-Henri Lévy, que acaba de lançar o livro “Este Vírus que nos Enlouquece”. Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, o “Conversas na Crise” é uma realização do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL.

Entre os entrevistadores desta edição estão o poeta e linguista Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, e os convidados Pedro Galé, pós-doutorando em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Rodrigo Casarin, colunista de UOL Entretê.

Na entrevista, Lévy discutiu sobre o papel de médicos e políticos na pandemia, criticou a submissão dos governantes aos cientistas e alertou para o que considera como riscos para a democracia decorrentes das necessárias determinações de isolamento social. O filósofo criticou ainda o atual governo brasileiro e defendeu como falsa a ideia de que o coronavírus estaria dando uma lição à humanidade.

Nascido na Argélia, em 1948, Lévy mudou-se para a França ainda criança e se graduou em filosofia pela École Normale Supérieure, onde também foi professor. É um dos expoentes da corrente filosófica conhecida como “Novos Filósofos”, surgida em meados dos anos 1970 e representada sobretudo por militantes oriundos da esquerda maoísta francesa envolvidos na crítica ao totalitarismo.

Entre seus livros publicados no Brasil estão “O Diabo na Cabeça”, “Elogio dos Intelectuais” e “Os Últimos Dias de Charles Baudelaire” (todos pela Editora Rocco), “Quem Matou Daniel Pearl?” (A Girafa), “American Vertigo” (Companhia das Letras) e “O Espírito do Judaísmo” (Três Estrelas). Ele acaba de lançar em português “Este Vírus que nos Enlouquece”, Guerra & Paz Editora, de Lisboa, ainda sem edição brasileira, em que discorre sobre a crise do novo coronavírus.

“Conversas na Crise – Depois do Futuro” é um desdobramento do projeto “A Crise Brasileira”, lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, com o portal UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.

Assista a partir do dia 22, às 16h, à entrevista gravada com Bernard-Henri Lévy no UOL e nos endereços do portal no Facebook e YouTube.

>> Texto publicado originalmente no site do IdEA

twitter_icofacebook_ico