A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) realiza no dia 5 de agosto, às 16h30, um webinário com o epidemiologista Cesar Gomes Victora; e com o pesquisador de novas tecnologias, Fernando Galembeck, vencedores da segunda edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Galembeck é professor colaborador aposentado pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp. Interessados em participar podem se inscrever no link
Intitulado “Ciência e Tecnologia: o potencial brasileiro”, o evento virtual será mediado pela jornalista do jornal O Estado de S. Paulo, Catia Luz, e tem o propósito de colocar a produção científica e tecnológica do país em evidência, além de representar uma oportunidade para conhecer mais profundamente o legado dos premiados.
Cesar Victora - Vencedor na categoria Ciência, é um dos epidemiologistas mais renomados do Brasil. Já atuou como pesquisador e consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF.
Fernando Galembeck - Reconhecido na categoria Tecnologia, é doutor em química pela USP e pós-doutorado pelas Universidades do Colorado e da California (EUA). Publicou 280 trabalhos e depositou 36 patentes, sendo várias delas estendidas para mais de 20 países. Oito produtos baseados nessas patentes foram introduzidos no mercado. [Leia matéria publicada no Portal Unicamp]
Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia - Criado em 2019 com o objetivo de reconhecer o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, o Prêmio oferece dois prêmios de 500 mil reais para as categorias Ciência e Tecnologia. Para concorrer os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias. As duas edições da premiação (2019 e 2020) somaram mais de 360 inscrições vindas de todo o país.
(Hélio Costa Júnior)