Webinário da Academia Brasileira de Ciências debate "Medicina de precisão"

Webinário 21 ABC

Na 21ª edição da série de Webinários "Conhecer para entender - O mundo a partir do Coronavírus", a Academia Brasileira de Ciências (ABC) debaterá "Medicina de Precisão".

Para o evento virtual, que ocorre no dia 25 de agosto, às 16h, a ABC contará com a participação de três de seus membros titulares: Sérgio Pena, Guilherme Suarez-Kurtz e Iscia Lopes Cendes.

O Webinário será transmitido no endereço eletrônico. Inscrições para participação podem ser feitas no link.

Luiz Davidovich, presidente da ABC,  e o acadêmico Marcello Barcinski atuarão como moderadores do bate-papo.

MAIS SOBRE OS WEBINARISTAS:

Webinaristas da ABC
Da esq. para a dir: Sérgio, Guilherme e Iscia

Sérgio Pena - Membro titular da ABC e da TWAS. Formado em medicina, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina. Também é diretor científico do Laboratório GENE – Núcleo de Genética Médica. Trabalha com genética humana e médica, especialmente em diversidade genômica e evolução humana, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da genômica de nova geração em medicina clínica. No Webinário ele vai apresentar estudos genômicos sobre a formação e estrutura da população brasileira. 

Guilherme Suarez-Kurtz - Membro titular da ABC. Médico, é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética (Refargen), pioneiro em estudos de farmacogenética na população brasileira. É conselheiro (2018-2022) da União Internacional de Farmacologia (Iuphar, na sigla em inglês) e representante da América Latina no Clinical Pharmacogenetics Implementation Consortium (CPIC). No encontro, Kurtz vai discutir os desafios e oportunidades da implementação da farmacogenética na prática clínica em nosso país.

Iscia Lopes Cendes - Membro titular da ABC e da Aciesp. Formada em medicina, é professora titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente chefia o Laboratório de Genética Molecular, na Faculdade de Ciências Médicas. É pesquisadora principal do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia e membro do Comitê Gestor da Iniciativa Brasileira de Medicina de Precisão. No evento, a docente da Unicamp vai tratar da implementação desta prática no BrasiI.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail abc@abc.org.br
>> Acadêmicos e jornalistas cadastrados receberão link exclusivo por e-mail e WhatsApp. 
(Hélio Costa Júnior)  

twitter_icofacebook_ico