Webinário debate "As mudanças climáticas e o patrimônio alimentar: diálogos entre Brasil e Espanha"

O Núcleo de Estudos em Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Comitê sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-BR promovem, dia 4 de setembro, às 14 horas, webinário para debater o tema: "As mudanças climáticas e o patrimônio alimentar: diálogos entre Brasil e Espanha". O evento, que é aberto à participação de alunos, docentes e pesquisadores, será transmitido no endereço eletrônico https://youtu.be/mTd_iWrD95Q

O bate-papo virtual contará com a participação de Cristina Fachini, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas e pós-doutoranda do Nepam/Unicamp; e Rafael Rojas, diretor da Cátedra de Gastronomia da Andaluzia e professor do Departamento de Bromatologia da Universidade de Córdoba, Espanha.

A mediação será de Aline Carvalho, pesquisadora do Nepam e coordenadora do Comitê sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-BR.

No evento online serão discutidos os elementos da cultura material e imaterial que estão envolvidos na alimentação e o impacto das mudanças climáticas sobre o patrimônio alimentar: os casos das panelas de barro, das mudanças na culinária típica Andaluz e as implicações sobre o patrimônio genético de plantas.

RESUMO: 

A história da humanidade pode ser contatada também através das relações entre os seres humanos e os alimentos. Sagrados, medicinais, funcionais, em abundância ou em escassez, analisar as relações que traçamos com os alimentos podem nos dizer sobre quem somos, quem gostaríamos de ser ou nos indicar formas de resiliências às diversidades sociais e ambientais. Não à toa, temos inúmeros pratos e alimentos reconhecidos como patrimônio imaterial no Brasil e no Mundo. No evento, nos dedicaremos a compreender como as mudanças climáticas impactam diretamente na produção de alimentos e como saberes tradicionais relacionados ao tema podem contribuir para mediação desse impacto. Além disso, serão discutidos os riscos associados a perda desses saberes, a importância de pensar formas de manutenção desses saberes tradicionais, e o que se pode aprender com suas práticas.

Mais informações no site ou e-mail marcosrp@gmail.com
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico