O Instituto de Economia (IE), por meio do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), organiza no dia 17 de setembro, às 11 horas, o webinário "Pandemia e resiliência regional: caminhos para a inovação em resposta à crise econômica", com palestra de Hugo Pinto, da Universidade de Coimbra (Portugal). O encontro, que será transmitido no endereço eletrônico, está sob a coordenação de Mauricio Aguiar Serra. O debatedor será Renato Garcia (IE-Unicamp).
OS WEBINARISTAS
Hugo Pinto - É economista. Investigador permanente do CES desde 2016 e atualmente co-coordenador do NECES. Desde 2003 foi gestor de projectos em várias entidades de I&D em Portugal (BIC Algarve-Huelva, Universidade do Algarve, CCMAR, Universidade de Aveiro). Em 2010, Hugo Pinto foi investigador visitante no Instituto de Estudos Sociais Avançados do CSIC (Córdoba, Espanha). É actualmente membro associado do CIEO - Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Preparou com apoio da FCT, entre 2013 e 2018, um projecto individual de Pós-doutoramento no CES sobre Resiliência dos Sistemas de Inovação face à Turbulência Económica. Mestre em Economia Regional e Desenvolvimento Local e Licenciado em Economia (Universidade do Algarve), preparou tese de Doutoramento com apoio da FCT no CES-FEUC. Temas favoritos de investigação são resiliência regional, especialização inteligente, sistemas de inovação, transferência de conhecimento. Interessado na discussão da Economia enquanto ciência e a turbulência económica. Com a sua investigação de Doutoramento foi finalista do Academic Tech Transfer and Commercialization Graduate Student Literature Review Prize da AUTM - Association of University Technology Managers (2008) e vencedor do Prémio Bartolomeu (melhor comunicação de investigador jovem) da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (2012).
Renato de Castro Garcia - É economista, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), Mestre (1996) e Doutor (2001) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo de 2002 a 2014. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, em regime de dedicação exclusiva (MS5.1; RDIDP). É editor-adjunto da Revista Brasileira de Inovação e coordena um projeto de pesquisa, com apoio da Fapesp, sobre o tema "Geografia da Inovação". Seus trabalhos de pesquisa estão inseridos na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e da Tecnologia, atuando principalmente em temas como geografia da inovação, sistemas locais de produção e aglomerações de empresas, interações universidade-empresa, indústria brasileira, política industrial, estratégias empresariais e metodologia de análi se regional.
Maurício Aguiar Serra - É Doutor pela London School of Economics and Political Science (1997). Atualmente é professor Livre Docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/UNICAMP) onde integra os Núcleos de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) e o de Economia Agrícola (NEA). Tem trabalhado em diversos projetos acadêmicos e institucionais relacionados às áreas de seu interesse: Economia Regional e Urbana, Economia do Meio Ambiente, Economia Institucional e Economia Industrial
Mais detalhes no site ou e-mail camilaie@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)