Política e arquitetura: Rafael Urano Frajndlich fala sobre a relação entre Kubitschek e Niemeyer

No dia 11 de setembro, a partir das 10 horas, acontece a mesa-redonda virtual "Em trânsito: reflexões sobre a obra de Oscar Niemeyer no exterior". Interessados em participar podem fazer inscrição no site. No evento, o professor Rafael Urano Frajndlich, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp, abordará o tema "Horizontes políticos e arquitetônicos e suas fronteiras. A relação entre Kubitschek e Niemeyer e suas redes nos Estados Unidos".

Os demais participantes/temas são os seguintes:

Vanessa Grossman, Assistant Professor, TU Delft Faculty of Architecture
Tema: Oscar Niemeyer e o aggiornamento do Partido comunista francês

Eduardo Pierrotti Rossetti, professor Associado, FAU UnB
Tema: Niemeyer for Export: questões de arquitetura e trajetória

A mediação será de Alexandre Benoit, da Escola da Cidade

RESUMO: 

Os estudos sobre a obra de Oscar Niemeyer ganharam novo fôlego mediante pesquisas documentais que lançam nova luz em episódios célebres de sua carreira. Dentre estes, sua produção no exterior tem interesse por mostrar como seu trabalho foi recebido e articulado com redes fora de seu círculo no país natal. Sobretudo, aparece nesses episódios a constante interação entre arquitetura e política, motivada pela recepção expressiva dos projetos de edifícios nos quais o arquiteto esteve envolvido.

Essa discussão tem despertado interesse de vários jovens pesquisadores, criando debates que servem para ampliar o escopo de trabalhos sobre Niemeyer reafirmando a pertinência de sua obra como objeto de estudos.
(Hélio Costa Júnior)

Mesa-redonda virtual com professor da FEC

twitter_icofacebook_ico