"Doenças parasitárias tropicais: fármacos, vacinas e acesso" é tema de webinário da Academia Brasileira de Ciências

Webinários da ABC

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) prossegue com a sua série de webinários "Conhecer para entender - o mundo a partir do coronavírus". No dia 15 de setembro, às 16 horas, a ABC convidou para debater o tema "Doenças parasitárias tropicais: fármacos, vacinas e acesso", os professores Luiz Carlos Dias, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Santuza Maria Ribeiro Teixeira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Irene da Silva Soares, da Universidade de São Paulo (USP), e Andrea Marchiol, da DNDi América Latina.

Os moderadores do bate-papo virtual serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Luiz Carlos Dias.

O evento será transmitido no endereço eletrônico www.abc.org.br/transmissao e na página da ABC no Facebook. Inscrições para participação podem ser feitas no site  

OS WEBINARISTAS:

Webinaristas

Luiz Carlos Dias - Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Royal Society of Chemistry. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Vai abordar os esforços das parcerias que lidera com a Medicines for Malaria Venture (MMV) e com a Iniciativa Medicamentos para Doenças negligenciadas (DNDi) na América Latina, na área de desenvolvimento de novos candidatos clínicos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais.

Santuza Maria Ribeiro Teixeira - Bioquímica, professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É membro titular da ABC e da Rede de Doenças Tropicais (NTD Network), financiada pelo Global Challenges Research Fund. Vai abordar a importância da pesquisa básica sobre a biologia dos parasitos para que se possa identificar novos alvos e mecanismos de ação de fármacos e desenvolver estratégias eficazes para o desenvolvimento de vacinas para a doença de Chagas e outras doenças negligenciadas.

Irene da Silva Soares - Microbiologista e imunologista, é professora titular e chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Atua na área de protozoologia de parasitos, especificamente em malária humana. Vai tratar das perspectivas de desenvolvimento de vacina contra o Plasmodium vivax, que causa a malária, com ênfase na caracterização de antígenos do parasita e testes pré-clínicos de imunogenicidade, segurança e proteção.

Andrea Marchiol - Gerente dos projetos de Acesso para Chagas da DNDi América Latina. Médica clínica, com mestrado em medicina tropical e saúde comunitária pela Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Trabalha desde 1999 com projetos de acesso para o diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas na Bolívia, Brasil, Colômbia, Guatemala, Honduras, México e Paraguai. Vai tratar da necessidade de implementar modelos estratégicos para aumentar o acesso às doenças desatendidas, com perspectivas de saúde pública.

A emissão do certificado de participação acontecerá mediante a verificação em três etapas: inscrições no Sympla e nos dois links que serão divulgados no chat durante a live.
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico