"Instituições de pesquisa: ações em resposta à crise" é tema de webinário da Academia Brasileira de Ciências

Webinário ABC 25 edição

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) prossegue com a sua série de webinários "Conhecer para Entender - O Mundo a partir do Coronavírus". No dia 13 de outubro, às 16 horas, o físico Antonio Gomes de Souza Filho, o médico Jerson Lima Silva, e a engenheira Liedi Bernucci debaterão o tema "Instituições de pesquisa: ações em resposta à crise".

O evento terá a moderação dos professores Luiz Davidovich, presidente da ABC, e de Oswaldo Luiz Alves, vice-presidente da ABC para a Região São Paulo e professor colaborador do Instituto de Química (IQ) da Unicamp.

Interessados em participar do webinário devem se inscrever no link https://bit.ly/abcwebinario25. O evento será transmitido no endereço eletrônico www.abc.org.br/transmissao 

PERFIS:

Perfis - webinário ABC

ANTONIO GOMES DE SOUZA FILHO - É professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2016-2019). Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2015) e ingressou como membro titular em 2018, integrando atualmente o Conselho Consultivo. Vai apresentar exemplos de realizações e resultados já obtidos em relação à pandemia de COVID-19, mostrando como os recursos públicos destinados para as universidades dão retorno para a sociedade.

JERSON LIMA SILVA - É professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas e o INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem. É presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Medicina (ANM). Dará exemplos de diversos recursos de combate à COVID-19 desenvolvidos graças a um alto de grau de colaboração multidisciplinar.

LIEDI BERNUCCI - É diretora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2018, a primeira mulher eleita para o cargo em 124 anos de história. Foi vice-diretora de 2014 a 2018 e, nos sete anos anteriores, foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. É membro do Conselho Superior da Fapesp e do Conselho Universitário da USP, entre outros. Vai abordar a necessidade de interdisciplinaridade entre grupos de pesquisa, desenvolvidos durante a pandemia de COVID-19 com muito sucesso pelas universidades públicas brasileiras, em atendimento à sociedade.

Mais informações pelo e-mail
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico