No dia 16 de outubro, às 10 horas, acontece uma conferência virtual sobre "Fadiga termomecânica" com Hüseyin Sehitoglu, professor do Departamento de Engenharia e Ciências Mecânicas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). O evento é parte integrante do IV Simpósio de Engenharia Ferroviária e será transmitido no endereço eletrônico. Inscrições podem ser feitas no site. O encontro é aberto à participação de pesquisadores e profissionais de área de Engenharia.
O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária. Inicialmente, a Unicamp, o IFSP e a UFES propuseram que o evento fosse realizado. Desde o início, a proposta foi que esse encontro tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensada como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário. [Saiba mais].
A CONFERÊNCIA
A Fadiga termomecânica é o campo de estudos que analisa simultaneamente os efeitos de carregamentos térmicos e estruturais (tensões/deformações) aplicados a componentes mecânicos. Essa análise leva em conta não somente os valores máximos, mas o momento em que ocorrem, e pode levar em conta a defasagem entre os carregamentos. É de fundamental importância para evitar falhas em componentes onde alta temperatura e elevada carga atuam em conjunto, como em rodas ferroviárias.
O CONFERENCISTA
Hüseyin Sehitoglu - Obteve o título de bacharel em engenharia mecânica pela City University de Londres e os títulos de mestre e doutor em Mecânica Teórica e Aplicada pela mesma instituição em que hoje trabalha. Lidera o Programa de Controle de Fractura (FCP) e o Laboratório de Materiais de Alta Temperatura (HTML) da UIUC, onde desenvolve projetos ligados à mecânica da fratura e materiais de alta entropia, incluindo ligas com memória de forma. Possui diversos projetos de pesquisa apoiados pela National Science Foundation (NFS), pela Força Aérea Americana, pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), e por empresas como a Rolls-Royce e a Honeywell. Esses projetos versam, entre outros temas, sobre geração de energia a partir de efeitos de memória de forma, desenvolvimento de aços com alto teor de nitrogênio, fadiga termomecânica, fechamento de trinca s, transformações de fase induzidas por tensão, plasticidade cíclica (ratcheting) e deslizamento de planos em metais. Devido às suas importantes contribuições na área de mecânica da fratura e comportamento mecânica de metais, o professor Sehitoglu foi homenageado com o Kahn International Award de 2020, é doutor honorário pela Universidade de Aalto (2018), membro honorário da Associação Alemã de Pesquisa e Teste de Materiais (DVM) desde 2015 e recebeu a Medalha Nadai, da ASME, em 2007. Além disso, é editor de diversos periódicos e publicou mais de 250 trabalhos em periódicos relevância em engenharia.
Outras informações pelo e-mail simposio.ferroviario@fem.unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)