"Ciência e Inovação em Políticas Públicas" é tema de webinário da Academia Brasileira de Ciências

ABC - Edição 26

"Ciência e Inovação em Políticas Públicas" é o tema que será debatido na  26ª edição da série de webinários da Academia Brasileira de Ciências (ABC) "Conhecer para entender: O mundo a partir do coronavírus". Interessados em participar podem se inscrever no link.

O evento vai ao ar no dia 20 de outubro, a partir das 16 horas, no endereço eletrônico http://transmissao.abc.org.br. Luiz Davidovich, presidente da ABC, e o Acadêmico Luiz Drude de Lacerda, professor titular da UFC e ex diretor-científico da Funcap, serão os moderadores do bate-papo virtual. [Ouça o convite eletrônico]

Para debater o tema foram convidados:

Convidados ABC 26 Edição

TARCÍSIO PEQUENO - Engenheiro e doutor em informática, é presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor) e professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vai apresentar o Programa Cientista Chefe, conduzido pela Funcap nos últimos 30 meses.

JOSÉ SOARES DE ANDRADE JÚNIOR - Engenheiro químico, é professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalha com física estatística, física computacional e sistemas complexos. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Vai apresentar resultados de um dos projetos científicos e de inovação em políticas públicas no âmbito do Programa Cientista Chefe da Funcap, envolvendo o processamento e a análise de dados de notas fiscais eletrônicas, bem como a modelagem e o rastreamento digital da epidemia COVID-19 no Ceará.

FRANCILENE PROCÓPIO GARCIA - Cientista da computação e engenheira, é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua na gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores e planejamento e avaliação de políticas públicas em CT&I. Vai discutir como mobilizar a sociedade para apoiar um novo pacto entre a ciência e o desenvolvimento das regiões, considerando o novo marco legal de CT&I.

DENISE PIRES DE CARVALHO - Médica, é reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), eleita para o período 2019-2023. Professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Desenvolve pesquisas na área de endocrinologia e fisiologia, com ênfase em fisiopatologia tireóidea. Vai avaliar como o Brasil está caminhando sob o ponto de vista do uso de novas tecnologias e como está o desempenho do país com relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável definidos pela ONU.

RESUMO: O Brasil construiu, com muito esforço e empenho de sua comunidade científica, um considerável sistema de ciência e tecnologia (C&T) por todo o país, apesar das desigualdades regionais. No entanto, estados e municípios enfrentam grandes desafios na formulação e execução de políticas públicas de C&T e inovação, no sentido de ampliar o potencial de crescimento sustentável das regiões. O país precisa se comparar à média dos países da OCDE, com relação ao investimento em ciência, inovação e educação. Como o Brasil está projetando o futuro?

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail abc@abc.org.br
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico