A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp, por meio de sua Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER), encerra, dia 30 de novembro, com a conferência "Ancestralidade do saber: o legado para as novas gerações", o seu ciclo de webinários "UNICAMP AFRO2020 - "Ancestralidade do saber". A conferência ocorre às 8h30 e terá a participação de Vanessa Dias, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro/Unicamp; Leonardo Lopes Ferreira, do Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues, e de Gervásio José Antonio, do Afoxé Ylê Ogum. O bate-papo virtual será mediado pela professora Débora Jefrey (CADER).
A série de webinários vem sendo realizada desde 3 de novembro.
Acompanhe no Canal da DeDH da Unicamp no Youtube, no Facebook ou no Instagram da CADER. Confira a programação do evento.
RESUMO
O mundo ocidental ora dito "evoluído" dá à oralidade um lugar subalterno, junto a uma construção colonialista e eurocentrada do conhecimento. A oralidade, por sua vez, é o primeiro lugar do ser humano, alicerçando a construção do saber na ancestralidade do ser. No contexto em que as estruturas sociais remontam a ideologia dominante no campo do conhecimento, o Unicamp Afro 2020 coloca em pauta o legado, as contribuições e o protagonismo dos povos de África e afrodiaspóricos na construção dos saberes da sociedade. (Texto extraído do site Unicamp Afro)
Mais detalhes podem ser obtidos pelo e-mail.
(Hélio Costa Júnior)