A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realiza no dia 8 de dezembro, a partir das 16 horas, mais um webinário da série "Conhecer para entender: O mundo a partir do coronavírus". A 30ª edição terá como tema "CRISPR e edição de genomas". O evento contará com a participação de Santuza Teixeira (UFMG), Lygia da Veiga Pereira (USP), Mari-Anne Van Sluys (USP), e Paulo Augusto Vianna Barroso (CTNBio). A moderação do bate-papo virtual será de Luiz Davidovich, presidente da ABC e de Santuza Teixeira, membro da ABC.
OS WEBINARISTAS:
Santuza Teixeira - Professora titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), líder de grupo do INCT Vacinas e coordenadora do Centro de Tecnologia em Vacinas (CT-Vacinas), no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec). Desenvolve pesquisas na área de biologia molecular. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Vai apresentar a CRISPR e contar uma breve história sobre experimentos de manipulação de genomas.
Lygia da Veiga Pereira - Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), onde chefia o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) e o Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Integra o Cepid-Fapesp Centro de Terapia Celular. Tem experiência em genética humana e médica. Falará sobre as perspectivas de uso da tecnologia CRISPR para a melhora da saúde humana e os limites éticos dessas aplicações.
Marie-Anne Van Sluys - Professora titular do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP) . Desenvolve pesquisas para a compreensão de processos moleculares para diversificação biológica e a sobre a interação entre plantas e microrganismos. É membro titular da ABC. Vai abordar a demanda por desenvolvimento e padronização das técnicas de edição de genomas para ampla aplicação na agricultura, que possibilitarão um grande avanço.
Paulo Augusto Vianna Barroso - Presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Pesquisador da Embrapa desde 2001, atualmente lotado na Embrapa Territorial. Atua em genética vegetal, monitoramento estratégico agrícola e em biossegurança de organismos geneticamente modificados (OGM). Vai contextualizar as discussões e alterações das normas para avaliação de produtos da engenharia genômica brasileira e de outros países.
---
A TECNOLOGIA CRISPR - Permite cortar e modificar com precisão, ou seja, editar genes, representou um grande salto para a pesquisa cientifica em várias áreas. Na agricultura, por exemplo, possibilita avanços importantes para o melhoramento genético. Na saúde, permite a melhoria da saúde humana em vários níveis, mas suas aplicações esbarram em limites éticos. A construção de um arcabouço legal, essencial para o desenvolvimento com segurança de produtos gerados pela edição de genomas, vem ocorrendo no Brasil como em vários outros países. Os aspectos éticos, no entanto, ainda precisam ser debatidos com toda a sociedade.
SERVIÇO:
Webinário da ABC - CRISPR e edição de genomas
Dia: 8 de dezembro
Hora: 16h
Inscrições: https://bit.ly/abcwebinario30
Endereço de transmissão: www.abc.org.br/transmissao
(Hélio Costa Júnior)