Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP); Leda Castilho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Selma Jerônimo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Mara H. Hutz, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estas são as docentes que irão participar do webinário da Academia Brasileira de Ciências (ABC), evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher e que abordará, em 9 de março, às 16h, o tema "Genética, Vacina e Covid-19". O encontro virtual será transmitido no endereço eletrônico. Inscrições para participação podem ser feitas no link.
Por que as pessoas com COVID-19 têm sintomas tão diferentes? Por que em algumas famílias ou grupos algumas pessoas se contaminam e outras não? Por que a forma grave atinge determinadas pessoas, às vezes independentemente de comorbidades? O que a ciência brasileira está fazendo de novo para lidar com estas questões? Estas são algumas das questões que serão respondidas no encontro.
AS PARTICIPANTES E OS TEMAS:
Mayana Zatz - Professora titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco e o INCT Envelhecimento e Doenças Genéticas. É membro titular da ABC e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Ganhou o Prêmio L’Oréal Internacional Para Mulheres na Ciência em 2001.
Tema: “Diferentes abordagens utilizadas para investigar quanto o genoma de pessoas infectadas pelo SARS-Cov-2 influencia a enorme variabilidade clínica da COVID-19”
Leda Castilho - Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Engenharia Química (Coppe/UFRJ), onde criou e coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias para produção de biofármacos e vacinas. É também docente do Programa de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período 2009-2013.
Tema: “Desenvolvimento de testes, medicamentos e uma vacina recombinante para COVID-19”
Selma Bezerra Jerônimo - Professora titular do Departamento de Bioquímica e diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Doenças Tropicais. Presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, membro da Academia de Ciências da América Latina (Acal).
Tema: “Evolução da infecção por Sars-CoV-2: aspectos relativos ao diagnóstico, evolução clínica e imunidade de manada (Rio Grande do Norte).”
Mara Helena Hutz - Professora titular de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado na Divisão de Genética Pediátrica da Johns Hopkins School of Medicine, nos EUA. Busca determinar a suscetibilidade genética de distúrbios neuropsiquiátricos, doenças infecciosas e farmacogenômica em populações altamente miscigenadas. É membro titular da ABC e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).
Tema: “Imunogenética e suscetibilidade ao Sars-CoV-2 em populações nativas sul-americanas”
Acadêmicos e jornalistas receberão link exclusivo pelo e-mail e WhatsApp.
(Hélio Costa Júnior)
Foto de capa: Pixabay