O Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) organiza no dia 28 de abril, às 10 horas, o webinário "CRISPR-CAS, uma revolução molecular: passado, presente e futuro". Trata-se de uma tecnologia relativamente nova, que está abrindo a possibilidade para vários desenvolvimentos biotecnológicos. O evento será transmitido no link. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no formulário eletrônico.
Quem abordará o assunto é a professora Isabela Navarro, pesquisadora da startup britânica Tropic Biosciences. Navarro utiliza a tecnologia CRISPR-Cas9 para reprogramar pequenos RNAs silenciadores em plantas com o intuito de induzir resistência a patógenos. Isabela é bióloga formada pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Genética pela Universidade de Cambridge.
O professor Paulo Arruda, coordenador do GCCRC, será o moderador do bate-papo virtual.
O GCCRC - É uma parceria entre a Embrapa e a Unicamp e é financiado pela FAPESP por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia. O GCCRC está localizado em Campinas, na Unicamp, e visa desenvolver tecnologias para aumentar a tolerância das plantas aos estresses impostos pelas mudanças climáticas globais. Sua plataforma de pesquisa envolve ferramentas de bioinformática, edição gênica, transformação, microbioma, fenotipagem, propriedade intelectual e assuntos regulatórios.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gccrc@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)