A Academia Brasileira de Ciências (ABC) organiza no dia 25 de maio, às 16h, o webinário gratuito “Algoritmos comandam a sociedade e precisam de controles“. O evento será transmitido no endereço eletrônico e contará com a participação de Ricardo Fabrino Mendonça, Fernando Filgueiras e Jeanna Matthews. Os moderadores do bate-papo virtual serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o diretor da ABC, Virgílio Almeida. Inscrições podem ser feitas no link.
OS WEBINARISTAS:
Ricardo Fabrino Mendonça - Professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Democracia Digital (INCT-DD) e coordenador do Margem – Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça. Trabalha nas áreas de teoria democrática, políticas de confronto e comunicação política.
Fernando Filgueiras - Professor associado do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Ostrom Workshop on Political Theory and Policy Analysis da Universidade de Indiana, nos EUA. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Democracia Digital (INCT-DD).
Jeanna Matthews - Professora de ciência da computação na Universidade Clarkson, nos Estados Unidos. Membro do Comitê de Política de Tecnologia da Association for Computing Machinery (ACM), co-presidente fundadora do Subcomitê de Políticas de Tecnologia em Inteligência Artificial e Responsabilidade Algorítmica da ACM e vice-presidente do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), que integra o Comitê de Política de Inteligência Artificial dos EUA.
RESUMO:
Os algoritmos estão assumindo um lugar de poder na sociedade. Hoje, podem ser pensados como instituições centrais nas ordens políticas, uma vez que influenciam o comportamento dos indivíduos na sociedade, transformam as escolhas sociais e a ação coletiva. Assim, é preciso avaliar a natureza histórica, social e política das instituições algorítmicas, refletindo sobre a governança de algoritmos e, consequentemente, sobre os rumos da democracia na contemporaneidade. E estabelecer princípios para inverter a situação e governá-los: responsabilidade, transparência, explicações, testes de terceiros e muito mais.
Para outras informações envie e-mail para abc@abc.org.br
(Hélio Costa Júnior)
Edição de Imagens: Renan Barreto