A obra jornalística de Luiz Gama é tema de live

Live Luis Gama

 

A live "De 'resistência' e outras lições. A obra jornalística de Luiz Gama, um intérprete negro do Brasil" acontece no dia 22 de junho, às 19h. Ela dá sequência aos preparativos para a edição do IV COPENE Sudeste, com sede virtual na Unicamp.

A live terá a participação da professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ligia Fonseca Ferreira, e do professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), Dennis de Oliveira.

A mediação do debate será de Débora Cristina Jeffrey, da Faculdade de Educação da Unicamp e uma das organizadoras do IV Copene Sudeste. O evento vai ao ar no endereço eletrônico.

Durante o encontro virtual, os convidados destacarão suas percepções da trajetória acadêmica e política de Luiz Gama (1830-1882), advogado e jornalista que foi um dos nomes primordiais pela luta pelo fim da escravidão.

Especialista na obra de Gama, Ligia Fonseca Ferreira acaba de lançar uma coletânea com escritos inéditos do autor, “Lições de resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro, 1864-1880” (Edições do SESC, 2020). Dennis de Oliveira, jornalista de formação, dedica-se à pesquisa e ao ensino de Comunicação Popular. Recentemente lançou o livro “Racismo Estrutural. Uma perspectiva histórico-crítica” (Dandara, 2021).

O IV COPENE Sudeste, evento virtual sediado na Unicamp, acontece entre os dias 18 a 23 de setembro de 2021. Terá como tema “Ações afirmativas no Brasil: projeto de nação antirracista”. O objetivo é congregar pesquisadores/as, representantes do movimento negro, profissionais da educação para debater, analisar e refletir na perspectiva das ações afirmativas: a educação pública, a diáspora e o processo de constituição de novas epistemologias, como elementos centrais na construção de um projeto de nação antirracista.

Mais informações pelo e-mail
(Hélio Costa Júnior)

twitter_icofacebook_ico