A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza, dia 2 de dezembro, às 19h, no Espaço Cultural Casa do Lago, um concerto gratuito. O evento marca a retomada das atividades da OSU abertas ao público.
A proposta do concerto presencial, que seguirá todos os protocolos de segurança da Universidade e das autoridades públicas, é oferecer ao público uma experiência diferente, incomum, tornando-se um “concerto itinerante” através de diferentes espaços da Casa do Lago.
Na Érico Veríssimo, o público poderá acompanhar a trajetória dos músicos pelos espaços da Casa assistindo aos dois Quintetos de Sopros e a apresentação da Orquestra de Cordas.
O tema do repertório a ser apresentado tem como base a música de concerto brasileira e as suas diferentes facetas, em estilo descontraído, trazendo ritmos de tango, valsa brasileira e chorinhos, tal como presente na Suíte Belle Époque in Süd-Amerika, do compositor e maestro Júlio Medaglia.
A OSU estreia a peça "Ignis", da compositora Elodie Bouny, em referência aos incêndios da Amazônia, além de dois arranjos para quinteto de metais, de obras para piano de Ernesto Nazareth escritos pela compositora e professora Denise Garcia.
Ainda no programa, as cordas tocam Contos nº 1 "A cidade adormecida", do compositor paulista Alexandre Guerra, peça que descreve uma tripulação corsária que encontra uma cidade onde as pessoas estão congeladas no tempo, obra trazida como uma metáfora à vida das pessoas durante a pandemia.
O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Av. Érico Veríssimo, 1011, no campus da Unicamp.
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)
Imagem de capa: Pixabay/Renan Barreto