No dia 14 de junho, às 19h, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), acontece a mesa redonda de lançamento do livro "Ensinando Literatura - A sala de aula como acontecimento", de Fabio Durão e André Cechinel. Participam como debatedores os professores Marcos Lopes e Mirhiane Mendes de Abreu.
RESUMO
O ensino de literatura passa hoje por uma grave crise. Paralelamente à crescente perda de espaço curricular na educação básica, as obras literárias têm sido deixadas em segundo plano ou simplesmente abandonadas em sala de aula. A dinâmica dos cursinhos e vestibulares adentra a escola, projeta uma imagem distorcida da literatura e burocratiza o contato com os objetos. Já os estilos de época se antecipam à leitura, controlam o campo conceitual das obras e acabam por prescindir dos próprios materiais que buscam descrever. O cenário não é necessariamente mais auspicioso na universidade. Não bastasse a constante substituição das disciplinas específicas de literatura por conteúdos gerais da área de educação que pouco ou nada têm a dizer sobre os estudos literários, os cursos de Letras mostram-se cada vez mais interessados em teorizações que devem ser mecanicamente aplicadas às obras. Tudo isso afasta o aluno da literatura.
Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento oferece uma alternativa a esse estado de coisas. Ao valorizar a experiência da leitura e o caráter processual da interpretação, o livro insiste na literatura como materialidade enfática que solicita um movimento particular e produtivo para a elaboração de hipóteses de leitura. Por incrível que pareça, a sala de aula é um ambiente bastante propício para a construção da imediaticidade como procedimento de leitura, o que supõe uma relação com o caráter singular dos objetos. Não é gratuito, portanto, o gerúndio do título do volume. Além de enfatizar o objeto, Ensinando literatura não apenas concebe a sala de aula como acontecimento, mas convida o leitor a converter em acontecimento a sua própria leitura.
Especificações
Título: Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento
Autor: Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel
Tipo de capa: Brochura
Número de páginas: 144 páginas
Data de publicação: 5 de junho de 2022
Idioma: Português
isbn: 9788579342615
Gênero: Teoria literária, educação na literatura
Editora: Parábola Editorial Ltda
Selo: Parábola Editorial Ltda
Narração: manual
Tipo de capa: comum
Formato: Papel
(Da Redação)