A Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) e o Projeto CinePAGU organizam no dia 30 de junho, às 17h, pelo Youtube da DeDH, o evento “Direitos violados: esforços de 'correção' da sexualidade e da identidade de gênero no Brasil e na América Latina".
O objetivo é ampliar o conhecimento sobre violações de direitos de LGBT+, que têm lugar no Brasil e na América Latina, com base na negação e questionamento de consensos científicos, e estimular a produção de conhecimento e de ações.
PARTICIPANTES
Ana Andrade - ativista pelos direitos LGBT+ e comunicadora. Atualmente, está como Gerente Sênior de Campanhas para a América Latina na All Out, uma organização internacional de defesa dos direitos LGBT+.
Anelise Fróes - doutora em Antropologia Social (UFRGS), Coordenadora de Pesquisa no Instituto Matizes e integra o NIEJ/UFRJ, onde pesquisa racismo, xenofobia, antissemitismo e memória.
Héder Bello - doutorando pelo PPGTP pela UFRJ, mestre em Teoria Psicanalítica (UFRJ), especialista em Trauma e Urgências Subjetivas (PUC-Rio), Psicólogo (CRP 05/51594) pela UFF. Coordenador do Eixo de Psicologia e Laicidade (CRP-RJ) e pesquisador colaborador do grupo RELAPSO (USP).
Marco Aurelio Maximo Prado - professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG onde coordena o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+, o NUH. Possui estágio pós doutoral na Universidade de Massachusetts/Amherst na Cátedra de Estudos Brasileiros pela Fundação Fulbright.
A mediação do debate será de Regina Facchini, doutora em Ciências Sociais, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, co-coordenadora da Comissão Assessora Gênero e Sexualidade da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) da Unicamp e coordenadora do Comitê Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia.
As inscrições podem ser feitas em bit.ly/direitos3006, com direito a certificado de participação.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail comunica@dedh.unicamp.br
(Lívia Grigolon)
Edição de imagens: Paulo Cavalheri