Incentivar meninas de 10 a 14 anos do Ensino Fundamental II em Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Este é o objetivo “Meninas Supercientistas”, evento de iniciativa discente e que ocorrerá no Instituto de Computação (IC) da Unicamp nos dias 12, 19 e 26 de novembro e nos dias 3 e 10 de dezembro.
A edição deste ano será presencial e contará com 65 participantes. 40 são estudantes de escolas públicas e 25 de particulares.
O encontro está sob a organização de Marcela Medicina Ferreira, graduanda do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC); Ana Xavier, funcionária da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), e Sandra Avila, docente do Instituto de Computação (IC).
"Temos a esperança de que possamos, a longo prazo, colaborar para a inserção de mais matemáticas, engenheiras, físicas e cientistas da computação na sociedade, como mulheres de destaque em suas áreas e, principalmente, produtoras de pesquisa científica de ponta no Brasil. Incentivar as meninas a seguirem uma carreira na área de ciência expande o grupo de pesquisadores talentosos, promove o aumento da diversidade e traz novas perspectivas e pontos de vista, ingredientes essenciais no campo da pesquisa", disse Marcela Medicina Ferreira, idealizadora e organizadora do projeto desde 2019.
No dia 10/12, os responsáveis pelas estudantes serão convidados a participarem de palestras sobre a Unicamp, as formas de ingresso na Universidade e carreira.
Visitas ao Laboratório Sirius/CNPEM, ao Museu Exploratório de Ciências, palestra com as cientistas e Youtubers do Canal Peixe Babel, atividades no Espaço Plasma, visitas às oficinas das extracurriculares E-racing e Baja e uma oficina de biomecânica estão na programação do evento.
Para outras informações, acesse o site https://www.ime.unicamp.br/meninassupercientistas/ ou escreva para os e-mails meninassupercientistas@gmail.com marcelamedicinaf@gmail.com
(Hélio Costa Júnior)
>> LEIA MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL UNICAMP
>> EDIÇÕES ANTERIORES
>> Estudantes relatam incentivo à carreira científica por meio do projeto Meninas SuperCientistas
>> Meninas SuperCientistas: um incentivo ao protagonismo feminino na ciência
>> “Meninas SuperCientistas” incentiva carreira científica entre jovens